7 razões para sua loja ter música ambiente

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MARÇO, 2017

Notícias

Com o objetivo de se destacar em meio a concorrência e aumentar suas vendas, os lojistas podem utilizar diversos meios para oferecer uma melhor experiência de compra aos seus clientes. Neste contexto, a música ambiente nas lojas apresenta-se como um artifício importante na construção de imagem e no impacto sobre o modo de consumir dentro do espaço.

Confira as 7 razões para investir em música ambiente em loja:

1. Diferenciar a sua marca

A sua marca é descolada e descontraída? Sua empresa tem lojas familiares com um ambiente acolhedor? Ou é, vibrante e enérgica? O ritmo, o volume e o estilo da música que você toca podem ajudar a comunicar a personalidade de sua marca aos clientes, mesmo antes de entrarem na sua porta.

A música é uma arma tão eficaz para a imagem de uma marca que muitas vezes é suficiente ouvir notas mesmo estando fora de uma loja para perceber a marca e a personalidade dos produtos. Imagine que você está no shopping, comprando um terno. Você provavelmente não vai entrar em lojas tocando “rap” ou “dance music”, pois não combinam o ambiente e com um estilo mais formal. Por outro lado, se você estivesse procurando um novo par de tênis provavelmente você estaria em uma dessas lojas, inspirado por esta mesma trilha sonora.

Se você tem pensado em repaginar e refazer o branding de suas lojas, a música pode ser uma ferramenta poderosa para atingir seus objetivos de re-design de marca.

 

2. Construa a atmosfera certa 

Como a concorrência do e-commerce está ficando mais forte, a qualidade da experiência de compra tornou-se um dos principais diferenciais para lojas físicas. A música desempenha um papel importante na criação e aprimoramento da experiência de varejo, a ponto de quatro em cada cinco pequenos varejistas acreditarem que prejudicariam a atmosfera da loja se parassem de tocar música. Pesquisas mostram que a música que você toca não afeta apenas o ambiente da loja, mas também o humor e os sentimentos dos compradores. Ao alterar o ritmo e o estilo da música de fundo, os varejistas podem criar uma mudança visível na atmosfera. Analise o ambiente de sua loja: que tipo de atmosfera você quer estabelecer? Você poderia, por exemplo, criar um espaço lúdico com música pop, ou usar ritmos lentos para construir um ambiente mais introspectivo.

 

3. Crie um espaço privado

Ao mascarar os sons de vozes e movimentos, a música de fundo ajuda a criar um espaço pessoal para os clientes, dando-lhes privacidade enquanto andam pela loja, navegam pelos produtos e fazem comentários a amigos ou familiares. Isso considerado, talvez não seja surpreendente que um colossal 99% das pessoas que trabalham em lojas sem música acham que as lojas que tocam música são lugares mais modernos e atraentes para fazer compras.

 

4. Definir o ritmo dos seus clientes 

Estudos mostram que velocidade, ritmo e volume da música na loja afetam o ritmo de fluxo de clientes através da loja. Quando uma música calma está tocando em um volume baixo, as pessoas tendem a vagar pelos corredores lentamente; Por outro lado, quando o som é enérgico, músicas altas estão tocando, as pessoas tendem a acelerar o seu ritmo através da loja. Uma estratégia inteligente de música na loja levará em conta esses efeitos e tocará estilos diferentes com base na hora do dia e nos objetivos desejados. Por exemplo, um varejista pode decidir tocar ritmo rápido e música mais alta quando está perto de fechar para incentivar os clientes a acelerar a compra. Por outro lado, a música lenta pode ser reproduzida durante horários de pico, para inspirar os compradores a passear e permanecerem no estabelecimento por mais tempo.

5. Encurte os tempos de espera

A música pode afetar a percepção das pessoas sobre o tempo. Uma longa fila parecerá mais curta se houver boa música tocando em segundo plano. É o mesmo princípio por trás das melodias tocadas enquanto as ligações são colocadas em espera. Quando as pessoas estão entretidas, eles são menos propensos a ficar entediados ou irritados.

 

6. Incentivar as pessoas a fazer compras

A pesquisa mostra que a música pode influenciar o que os compradores escolhem e o quanto eles compram. Um estudo de 2005 revelou que as pessoas tendem a gastar mais em compras de impulso quando uma música agradável está tocando. O efeito estava presente mesmo quando as pessoas não percebiam a música tocando na loja, mostrando que a música tem um efeito subconsciente (ainda assim muito real!) sobre hábitos de compras. Mais interessante, o tipo de música tocada pode atuar como um gatilho para compras específicas.

A música clássica, por exemplo, foi encontrada para influenciar os consumidores para adquirir itens mais caros. Os cientistas acreditam que pode ser porque a música clássica evoca sentimentos de alta qualidade e elegância, e, portanto, influencia decisões de compras nessa direção. Se você gerencia uma loja de alta classe, você pode considerar tocar músicas clássicas como pano de fundo para a circulação de seus clientes. Em uma pesquisa publicada na Nature em 1997, um pesquisador tocou vários tipos de música em uma loja de vinhos.

Eles descobriram que quando estava tocando música francesa, as pessoas compravam mais vinhos franceses; Quando a música alemã estava tocando, as pessoas compravam mais vinhos alemães. Surpreendentemente, os próprios compradores não estavam cientes de que a música tinha tido qualquer influência sobre as suas escolhas de vinho. A sua estratégia de musica ambiente da sua empresa esta sendo pensada neste nível de abordagem?

 

7. Aumentar a produtividade

Música na loja não é apenas para os clientes: funcionários/colaboradores e gerentes se beneficiam dele também. Uma estratégia de música eficaz pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a moral, concentração e produtividade do pessoal. Em uma pesquisa realizada em 2013 pela DJS, 77% das empresas concordaram que sua equipe é mais produtiva quando está tocando música. Muitos estudos científicos reforçam que as pessoas tendem a trabalhar mais rápido e completar suas tarefas de forma mais criativa e precisa.

Texto assinado por RadioSparx.

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