Pesquisa traça perfil dos consumidores de cada geração

08

SETEMBRO, 2017

Notícias

Entre diferenças e semelhanças, as gerações têm comportamentos peculiares quando o assunto é consumo. Esta é a conclusão de estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) – unidade de inteligência e pesquisa do Grupo Padrão, que publica a pesquisa Consumidor Moderno – em parceria com a plataforma digital de pesquisas MindMiners.

Em comum a todos, a tendência de gastar mais do que ganham e não poupar: 45% dos 1.200 respondentes marcaram esta afirmativa. Na comparação entre Baby Boomers, Geração X e Geração Y, no entanto, a pesquisa revela que os jovens são mais econômicos, embora o salário médio deste grupo seja inferior aos dos outros.

Entre os que afirmaram economizar, a maioria revela reservar menos de R$ 100 por mês. No que se refere às formas de pagamento mais adotadas pelos consumidores, o dinheiro (27%) e o cartão de débito (21%) prevalecem. Neste aspecto, um dado é curioso: cheque não foi alternativa de nenhum dos consultados.

Principal forma de pagamento dos consumidores:

%

Dinheiro

%

Cartão de Débito

Sobre os fatores motivadores de consumo, o item “Necessidade” ficou em primeiro lugar (22%), seguido de “Satisfação Pessoal” (17%), “Vontade/Desejo” (15%), “Praticidade” (14%) e “Prazer” (14%).

Motivadores de consumo:

  • Necessidade 22%
  • Satisfação Pessoal 17%
  • Vontade/Desejo 15%
  • Praticidade 14%
  • Prazer 14%