Fraudes no e-commerce apresentam queda

12

SETEMBRO, 2017

Notícias

O Mapa da Fraude no Brasil, criado pela empresa especializada em soluções antifraudes ClearSale, mostra que três a cada 100 transações no e-commerce tiveram algum tipo de golpe no país em 2016. Em 2015, o percentual era de 4,39%,

No recorte por regiões, o Sul e o Sudeste (que concentram a maior parte das compras online no Brasil) registraram a maior queda: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram taxa de 1,72%, enquanto em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo o percentual é de 2,76%. Os Estados do Norte e do Nordeste continuam sendo as que registram a maior quantidade de golpes: 6,73% e 4,6%, respectivamente.

O estudo aponta, ainda, que os produtos que mais chamam a atenção dos fraudadores são os smartphones e vídeo games.  Além disso, a pesquisa mostra que os principais tipos de golpes são clonagem de cartões de crédito, sites falsos e e-mails que roubam dados.

Dicas para comprar na internet

Desconfie de e-mails de bancos ou lojas pedindo os seus dados. Nenhuma instituição financeira pede esse tipo de informação por esses meios. Quando o valor da mercadoria está muito baixo, fique atento, possivelmente trata-se de fraude.