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Porto Alegre, segunda-feira, 21 de abril de 2014.
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Veja abaixo todas as dicas que o SCPC traz para você:

  Tire suas dúvidas quanto ao SCPC

Informações sobre eventuais registros decorrentes do SCPC podem ser obtidas pessoalmente e mediante apresentação de documento de identificação com foto (RG, CTPS, Carteira de Motorista ou de Identificação Profissional), no guichê de atendimento ao consumidor, situado no Mercado Público, Quadra I, sala 138, 2º andar, Centro, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 9hs às 17h30min., exceto feriados.

As consultas para pessoa Jurídica poderão ser realizadas pelo próprio sócio, diretor/presidente ou empresário (antiga firma individual), desde que apresentado os seguintes documentos:

  • Cartão de CNPJ da pessoa jurídica;
  • Contrato Social da pessoa jurídica, com registro na Junta Comercial (o nome do sócio deve constar no Contrato), ou Estatuto registrado no Registro de Pessoas Jurídicas e ata de posse (o nome do diretor/presidente deve constar na ata de posse), ou Requerimento de Empresário registrado na Junta Comercial, conforme o caso;
  • RG, CNH (com foto) ou Identidade Profissional do sócio, diretor/presidente ou empresário, conforme o caso.

A consulta poderá ser solicitada por procurador, desde que este apresente no guichê de atendimento, documento de identificação com foto, procuração com poderes específicos e com firma reconhecida, além de cópia do documento de identificação da pessoa a ser consultada (pessoa física) ou os documentos identificadores da Pessoa Jurídica.

Caso o consumidor não esteja localizado em Porto Alegre/RS, poderá entrar em contato conosco pelo telefone 51-3017-8002, de segunda a sexta-feira , exceto em feriados (nos horários acima) ou indicando a sua cidade, que informaremos o nosso parceiro mais próximo. Em não havendo parceiro CDL/POA nas proximidades,  o consumidor poderá encaminhar correspondência à CDL/POA com a sua solicitação devidamente assinada e com cópia dos seus documentos de identificação (RG e CPF), que a CDL/POA encaminhará a resposta por e-mail (caso esteja indicado na correspondência) ou por carta.

Importante: Não serão aceitos para efetivação da consulta, documentos rasurados e/ou danificados (abertos, replastificados, etc.). Em decorrência da confidencialidade das informações, não serão fornecidas informações por telefone ou email, relativas a REGISTROS DE SCPC, tais como: situação do inadimplente, cancelamento de registros, posição atual e registros já baixados (data de inclusão e exclusão).

  Como faço para saber se meu nome está no SCPC?

Informações sobre eventuais registros existentes na base de dados do SCPC podem ser obtidas, sempre pessoalmente e mediante identificação (RG e CPF), em nosso guichê de Atendimento ao Consumidor situado na sala 138, altos do Mercado Publico Municipal em Porto Alegre, das 9h   às 17h30min, de segunda à sexta-feira. Não abrimos aos sábados, domingos e feriados.

Observação: Não serão aceitos para efetivação da consulta documentos rasurados e/ou danificados (abertos, replastificados, etc). A consulta somente será fornecida ao titular do documento ou ao procurador devidamente identificado. Em respeito e proteção ao consumidor não fornecemos quaisquer informações por telefone ou e-mail.
  Importância do currículo

O currículo é o registro da sua história pessoal e principalmente profissional. É como se fosse uma propaganda, na verdade, é a primeira imagem do profissional que está em busca de uma oportunidade de trabalho.

Desta forma, ele deve ser bem elaborado, bem apresentado, chamando a atenção do empregador de forma positiva, com o objetivo de despertar o interesse em entrevistá-lo, tornando-se um forte aliado do candidato.
 

Modelo de Currículo
 

 

Renata Dias Albuquerque
Solteiro
, 36 anos, sem filhos, Brasileiro, natural de Santa Rosa - RS
  
Rua doa Assores, 253, Jardim dos Salso
Cep 23045-560 – Porto Alegre - RS
Celular: (51) 00000000 - Fone Residencial: (51) 3232-3232
E-mail: modelo@provedor.com.br
 
 
ÁREAS OU CARGOS DE INTERESSE
 
Gerente de Marketing / Gerente Comercial
 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
 
Administração de Empresas - PUC – Porto Alegre - 2000
Pós-graduação em Marketing – FGV – Porto Alegre – 2003
 
PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES
 
 
Sólida experiência profissional, em torno de 6 anos de atuação nas áreas de Vendas e Marketing em nível de supervisão, em empresas de médio e grande porte.
 
Trabalhos envolvendo análise de projetos, desenvolvimento de produtos, avaliações de layout, definição de estratégias de comunicação, coordenação de campanhas publicitárias, contato com agências de publicidade e assessoria de imprensa, pesquisas e análises de mercado.
 
Vivência na área comercial, englobando desenvolvimento de negócios, análise de cenários de mercado, definição de estratégias, negociações comerciais, treinamento de equipes de vendas e elaboração de relatórios de acompanhamento.
 
Experiência em coordenação de equipes, atuando na seleção, treinamento e acompanhamento de colaboradores.
 
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
 
Empresa: Lojas xxxxxx
Local: Porto Alegre   Admissão: 14/02/2005
Cargo Inicial: Gerente de Marketing  Cargo Atual: Gerente de Marketing
Atividades:Reestruturação da área de marketing; Coordenação de equipe de 15 pessoas; Planejamento e execução do plano comercial 2005, 2006 e 2007; Contato com agência e assessoria de imprensa; Coordenação de ações de marketing.
 
 
Empresa: xxxxxx
Local: Porto Alegre   Admissão: 12/08/98  Saída: 10/01/2005
Cargo Inicial: Coordenador Operacional  Cargo Final: Gerente Regional
Atividades: Administração de uma carteiraxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
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Empresa: xxxxxxxx
Local: Porto Alegre   Admissão: 10/01/95  Saída: 13/01/89
Cargo Inicial: Supervisor de Vendas  Cargo Final: Coordenador Comercial
Atividades: Administração de uma carteiraxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
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PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E PALESTRAS
·         Seminário sobre Marketing Estratégico, ano de 2004, FGV, RS.
·         Feira Agro Industrial - São Paulo - SP - ano de 2002, com os maiores expositores do Brasil
·         Marketing Globalizado - "Uma questão de futuro ?", ano de 1998, auditório FIESP
·         Jornalismo é mais que informar/ Assessoria de imprensa para ONGs   
·         Comerciais premiados em Cannes e em Gramado 2001 de outubro de 2001
·         CRM e RRPP, realizado dia 29 de outubro de 2002
·         A hora da Comunicação – ciclo de palestras. Julho 2003
 
REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS
 
 
Sra. Aline Dante - Vice Presidente Corporativo de Negócios, Fone: (ddd) 00000000

Sr. Gilberto Amaral, Diretor de Marketing, Fone: (ddd) 00000000
 

  Dicas de Entrevista
· Quando for a uma entrevista, chegue sempre no horário marcado e saiba com quem vai falar;
· Leve um currículo impresso;
· Seja positivo. É desagradável ouvir pessoas negativas. 
· Esteja com a aparência impecável. Use roupas clássicas e discretas e exclua o jeans ou tênis. Prefira roupas sóbrias e de cores neutras. As mãos e cabelos também devem estar bem cuidados;
· O seu primeiro contato com o entrevistador deve ser calmo e tranqüilo. Lembre-se que um rosto alegre ou um sorriso transmitindo entusiasmo é um recurso que sempre facilita a aproximação;
· Memorize o nome do entrevistador ou dos entrevistadores. Procure chamá-los pelo nome, sempre que possível;
·  Mostre entusiasmo. Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho. 
·  Respire fundo e tente manter a calma.
·  Seja natural e espontâneo .
·  Demonstre confiança, fale com clareza, naturalidade e espontaneidade. Tenha cuidado com a gramática, uso de gírias e vícios de linguagem;
·  Além de estar apto a esclarecer pontos de sua vida profissional, você deve mostrar que está bem informado sobre assuntos relacionados com a empresa que quer trabalhar. Dessa forma, demonstra interesse pelo cargo e pode diferenciar-se dos demais candidatos;
·  Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial, disponibilidade para viagens e limitações de horário;
·  Não se limite a enumerar cargos que ocupou em empregos anteriores. Procure mostrar também as contribuições que você deu à empresa e o que aprendeu;
·  Em hipótese alguma fale mal de antigos chefes ou empresas;
·  Evite assuntos polêmicos como política, futebol e religião;
·  Sempre que possível evite respostas como “sim” ou “não” e desenvolva um raciocínio completo tornando as respostas mais interessantes;
·  Não fume antes e nem durante a entrevista, não masque chicletes, não use boné e nem use óculos escuros.
·  Desligue o pager ou celular.

 Se tiver dúvidas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar! 

  Verifique quanto você ganha por mês e o total dos seus débitos

Verifique quanto você ganha por mês e o total dos seus débitos, separe o valor para manter sua subsistência e o que sobrar é para pagar dividas.

  Compra bem feita e programada
Tenha sempre em mente que uma compra bem feita e programada afasta problemas futuros, sobretudo aqueles da hora da troca e os da inadimplência.
  Organize suas compras em cartão de crédito e cheques pré-datados

Alguns consumidores mais afoitos parecem esquecer de que as faturas do cartão um dia vão chegar e de que os cheques por ele emitidos serão descontados, portanto procure anotar todas suas compras realizadas para que não surjam surpresas indesejadas.

  No ato da compra fique atento!
No ato da compra, fique atento. Não se deixe seduzir por falsas promessas.
  Esteja alerta para a propaganda enganosa.
- Verifique cuidadosamente se o produto tem as qualidades e características alegadas e se a venda obedece às condições anunciadas (formas e condições de pagamento, prazos de validade e garantia, prazo de entrega etc.).

- Saiba ainda que o fornecedor está obrigado a cumprir todas as condições da oferta do produto.
  Se for efetuar o pagamento com cheque, sobretudo com pré-datados, siga as seguintes instruções:
- não deixe espaços em branco e faça o preenchimento com sua própria caneta;
- coloque o nome do favorecido;
- cruze e nunca endosse o cheque;
- coloque as datas combinadas nos pré-datados;
- faça constar da nota fiscal o número do ou dos cheques emitidos.
  Compare o preço à vista com o total a prazo.
- Não se esqueça de que quanto maior o número de prestações, maior o montante dos juros.
- Se puder, compre preferencialmente à vista. Observe, no entanto, se no preço à vista não estão embutidos juros, não diferindo muito do parcelamento em um menor número de prestações.
- Se optar pela compra a prazo, informe-se quanto aos juros e também sobre a multa e os juros de mora em caso de atraso no pagamento.
- Redobre a atenção com a taxa de juros: nem sempre a anunciada é a efetivamente cobrada.
  Se resolver realizar as suas compras com o cartão de crédito, escolha o dia que lhe permita usufruir o maior prazo para o pagamento
Se resolver realizar as suas compras com o cartão de crédito, escolha o dia que lhe permita usufruir o maior prazo para o pagamento, tendo em vista a data de vencimento de sua fatura.

Outra informação essencial é que o valor cobrado no cartão deve ser EXATAMENTE IGUAL ao preço à vista.
  É fundamental perguntar se o estabelecimento comercial realiza TROCA DE PRESENTES.
A troca motivada por algum vício do produto, seja aparente ou oculto, obedecidas certas condições, é garantida por lei. No entanto, quando tem por base um eventual repetição do presente, tamanho ou cor da mercadoria, a troca só será exigível se a ela o comerciante se comprometeu.
  Exija a nota fiscal e guarde-a com muito carinho.
Exija a nota fiscal e guarde-a com muito carinho. Recibos e canhotos de entrega também são importantes, pois a partir da data ali consignada correrá o seu prazo para reclamar dos vícios aparentes do produto.
  Reclamação de Direito

Prazo para reclamar
No caso de defeitos de produtos não duráveis, o consumidor tem 30 dias de prazo para reclamar de vício ou defeito do produto. No caso de produtos duráveis o prazo é de 90 dias. Esses prazos valem para vícios ou defeitos aparentes, isto é, aqueles que o consumidor nota assim que observa ou utiliza o produto de serviço.

No caso dos vícios os defeitos ocultos, aqueles que aparecem depois de algum tempo de uso, o prazo começa a contar a partir do momento em que o defeito é constatado pelo consumidor. Se for produto essencial, o consumidor pode exigir a imediata troca ou devolução do que foi pago (art. 18§ 3°).

Atenção: No caso de acidente de consumo, o prazo para reclamar é de 5 anos. (art. 27).

Como reclamar
O melhor caminho para resolver um problema de consumo é amigavelmente. Às vezes basta um simples telefonema

Se não resolver o próximo e melhor passo é encaminhar carta ao fornecedor, com AR (aviso de recebimento) ou protocolada, e os documentos, se houver. O IDEC tem modelos de cartas de reclamação para fornecer aos associados, pessoalmente, por carta ou fax ou pela Internet

Caso o fornecedor não responda,ou se negue a atender a reclamação, o consumidor deve dirigir-se a um órgão de defesa do consumidor, como o Procon

Em último caso, o consumidor pode procurar a Justiça. Se o valor do que está sendo reclamado não ultrapassar 40 salários mínimos, ele pode recorrer à Justiça Especial Comum (JEC).

Prazo para se arrepender
Se você comprar um produto fora do estabelecimento (por telefone), pela internet, pelo correio, terá até 7 dias para se arrepender da compra, não sendo obrigado a apresentar motivos. (art. 49)

Prazo para o fornecedor atender a reclamação

O fornecedor tem prazo de 30 dias para resolver o problema que motivou a reclamação. Não sendo resolvido, o consumidor tem o direito de optar por

No caso de produto, a troca o abatimento proporcional do preço ou a devolução do que pagou com correção monetária;

No caso do problema com serviço, pode exigir que ele seja refeito, ou que haja abatimento proporcional do preço ou ainda que a quantia já paga seja devolvida devidamente corrigida monetariamente (art. 18 § 1°).

Responsabilidade do Fornecedor
Mesmo que ignore o defeito do produto ou serviço o fornecedor não escapa das responsabilidades de reparar integralmente o dano sofrido pelo consumidor (art. 6°), a menos que prove que não colocou o produto no mercado ou não prestou o serviço, ou ainda que a culpa é exclusivamente do consumidor (art. 12)

  Tire suas dúvidas quanto ao SCPC

 

1. Como fazer para verificar se meu nome está incluído no serviço central de proteção ao crédito?
R: Compareça ao balcão de atendimento do serviço central de proteção ao crédito de sua cidade, munido, obrigatoriamente, de documentos de identificação (RG e CPF).
2. Recebi uma carta do serviço central de proteção ao crédito, avisando que o meu nome está sendo incluído no banco de dados de devedores. Como eu faço para consultar meu nome?
R: Compareça ao balcão de atendimento do serviço central de proteção ao crédito de sua cidade, munido, obrigatoriamente, de documentos de identificação (RG e CPF) e solicite uma consulta. A entidade que o atender poderá verificar quais as empresas incluíram registros de inadimplência em seu nome. No caso de um registro recente (incluído nos últimos 10 dias), a informação poderá não aparecer, pois esta só fica disponível para consultas após 10 (dez) dias da data da inclusão. Na carta que você recebeu está indicado o nome da empresa que solicitou a inclusão.
 
 
3.Estou registrado no serviço central de proteção ao crédito, porém desconheço o débito. O que fazer?
R: Vá até o serviço central de proteção ao crédito de sua cidade, munido de documentos (RG e CPF) e solicite uma consulta, identificando a empresa que promoveu a inclusão do registro de débito.
De posse desta informação, mantenha contato com a empresa e verifique do que se trata o registro, verificando as opções disponíveis para a regularização da situação. Após pago o débito existente ou renegociada a dívida, a empresa procederá ao cancelamento do registro junto ao banco de dados do serviço central de proteção ao crédito e seu crédito será restabelecido.
 
4.Como devo fazer para pagar minha divida?
R: Faça contato com a empresa com a qual você está em débito. Caso não saiba qual é a empresa ou onde ela está localizada, compareça ao serviço central de proteção ao crédito de sua cidade, munido de documentos (RG e CPF) e solicite uma consulta, identificando a empresa que promoveu a inclusão.  A entidade que presta o atendimento pode auxiliá-lo na localização do endereço ou telefone de contato da empresa.
Procure a empresa e verifique as formas de pagamento disponíveis.
 
5. Já paguei minha dívida. Como faço para tirar meu nome do serviço central de proteção ao crédito?

R: A empresa, assim que recebe o pagamento do que lhe é devido, envia ao serviço central de proteção ao crédito ao qual é filiada, o pedido de cancelamento do registro. Caso o pagamento tenha sido efetuado e o registro continue constando no serviço, mantenha contato com a empresa e informe sobre a permanência do registro. É preciso que a empresa verifique se não restam outros débitos seus. Feito isso, a empresa deverá providenciar o cancelamento.
Em se tratando de empresas sediadas em outras cidades, compareça ao serviço central de proteção ao crédito de sua cidade, munido do comprovante de pagamento (original e cópia). A equipe de atendimento da entidade encaminhará cópia deste comprovante ao serviço central de proteção ao crédito da outra cidade, que manterá contato com a empresa, para que esta faça as devidas verificações, providenciando o cancelamento.

Atenção: em caso de carnês ou débitos compostos de várias prestações, é preciso apresentar o  documento completo, com todas as parcelas vencidas, já quitadas.

6. Tenho cheques devolvidos. O que faço para regularizar minha situação?
R: Pague os cheques aos seus credores, resgatando-os.  Compareça à agência bancária de origem destes cheques (onde você tem ou tinha conta corrente), de posse destes cheques, apresentando-os à gerência. A partir daí o próprio Banco se encarregará de tomar as providências para exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central (CCF). Caso os cheques tenham sido incluídos no banco de dados do serviço de proteção ao crédito, caberá ao credor (a quem você pagou o débito para resgatar o cheque), providenciar o cancelamento do apontamento junto ao serviço.
 
7. Tenho alguns cheques devolvidos, porém, não sei quem são os credores. Como proceder?
R: Compareça à sua agência bancária (ou à agência de origem dos cheques) e solicite a microfilmagem dos mesmos, a fim de localizar o nome e endereço da empresa credora. Pague e resgate os cheques e siga os passos descritos na pergunta acima.
 
 
 
  Consumidor, fique atento!

Consumidor, às vezes, alguns fatos podem deixar-lhe em situações desfavoráveis, como a FRAUDE ou GOLPE, utilizando seus documentos. Isso pode acabar gerando para você problemas bem desagradáveis.
Desta forma, seguem algumas DICASpara tentar evitar tais problemas:

- Não assine a parte de trás de seus cartões de créditos. Escreva no verso, “SOLICITAR RG”.

- Tire xerox do conteúdo de todos os seus documentos. Não se esqueça de copiar frente e verso. Isso facilitará a retirada de novos documentos caso sua carteira seja furtada/ roubada.

- As maiores fraudes acontecem com o uso dos documentos RG e CPF e cartões de crédito. Assim, temos que tomar muito cuidado.

- Procure selecionar seu local de compras, adquirindo os produtos em locais de confiança e que possuam segurança.

- Não vá ao banco sozinho; leve sempre alguém para acompanhá-lo até a agência.

- Não abra sua carteira em locais públicos ou deixe seus documentos com estranhos.
- É importante que, sempre que houver necessidade da entrega da cópia (xerox) de documentos pessoais em lojas, órgãos públicos, etc..., se coloque "duas linhas" paralelas, na cópia, tal como num cheque cruzado e dentro desse cruzamento escrever: "entregue para a loja X" ou, então, entregue ao órgão público "Y".
Isso ajuda a evitar que seus documentos sejam utilizados para abertura de contas, tomada de  
empréstimos, fraudes, etc.
 

- Jamais forneça a sua senha a outras pessoas e não aceite ou solicite ajuda de terceiros, exceto funcionário do banco, identificado para operar os terminais eletrônicos. Ao finalizar qualquer operação pressione a tecla "Anula" antes de deixar o local.
O correntista /consumidor é responsável por todo e qualquer uso que seja feito do cartão magnético até o  momento em que a sua perda ou furto seja comunicado ao banco.
Pela legislação vigente, um novo cartão só pode ser cobrado em caso de dano ou extravio (furto, perda, roubo etc.).

 - Em caso de furto ou roubo de seus documentos, faça o mais rápido possível um Boletim Policial de Ocorrência. Isto comprovará ao comércio de modo geral que você tomou todas as ações imediatas e evitará futuros problemas.

- É importante que você saiba telefones de contatos que te servirão em caso de furto dos documentos e cartão de crédito.
Anote em um lugar seguro e de fácil acesso os telefones das administradoras dos cartões, telefones dos
cartões do banco e, claro, não podendo faltar o telefone do SOS Cheques e Documentos. Este serviço é
prestado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito. Procure maiores informações serviço de proteção ao crédito da sua cidade ou utilize o telefone 0800 011 1522, disponível 24 horas por dia.
           Além disso, há um site para você, CONSUMIDOR, com várias informações de seu interesse e alerta on line.
Basta acessar www.apoioaoconsumidor.com.br e navegar nas páginas.



 

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