CADASTRO POSITIVO É TEMA DO PROGRAMA DEBATE TVE

MAIO, 2018

Na noite desta terça-feira (08), o gestor comercial da CDL POA, Paulo Roberto Borba, participou do programa Debate TVE sobre o Cadastro Positivo, cujo Projeto de Lei tramita na Câmara de Deputados.

“O Cadastro Positivo tem um conceito bem simples. É um banco de dados de comportamento e hábitos do consumidor em relação às operações de crédito. O seu uso e seu foco é exclusivo para subsidiar a tomada de decisão do mercado em relação ao tomador de crédito. E só para este fim ele pode ser usado,” explica Borba.

VEJA A 1ª E A 2ª PARTE DO PROGRAMA NOS DOIS VÍDEOS ABAIXO:

Segundo a Boa Vista SCPC, a adesão ao Cadastro Positivo traz vantagens ao consumidor ao permitir a avaliação do crédito considerando o histórico de pagamentos que foram honrados.

Boa parte dos consumidores que solicitam crédito ao mercado, seja para financiar algum bem ou um empréstimo pessoal, fica inseguro quanto a sua aprovação. A razão para isso está no fato de muitas empresas considerarem apenas as informações negativas para a decisão de crédito. Essas empresas têm como direcionador apenas os cadastros de inadimplentes, quando o consumidor não aderiu ao Cadastro Positivo.

Só que a análise para a concessão de crédito não é feita com base apenas em apontamentos de inadimplência. Cada tomador de crédito no mercado tem um histórico de pagamento diferente, informações que serão somadas para o “sim” ou o “não” na decisão por parte das empresas.

No entanto, quem participa do Cadastro Positivo pode ter um diferencial na hora de pedir crédito ao mercado. Isso porque ele permite a análise de risco mais assertiva por parte dos credores e, principalmente, que os consumidores sejam avaliados pelas contas que são pagas por eles e não apenas por aquelas que, eventualmente, deixaram de pagar.

O Cadastro Positivo é a visão completa do adimplemento, no qual são apontados os compromissos financeiros e os pagamentos relativos às operações de crédito e serviços, liquidadas ou em andamento, por consumidores ou empresas.

Para fazer a adesão ao cadastro positivo basta entrar no portal www.consumidorpositivo.com.br.