CDL LAJEADO REALIZA PALESTRA SOBRE GESTÃO DE CRÉDITO PARA EMPRESÁRIOS E CONTADORES

17

MAIO, 2018

Notícias

Tão importante quanto vender bem, é fazer a melhor gestão do crédito para minimizar os riscos. Com esse enfoque a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado realizou duas edições da palestra Gestão de Crédito e Risco, Decisão e Recompensa. Na terça-feira à noite (15) a explanação ocorreu na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e nesta quarta-feira (16) no Shopping Lajeado. O assunto foi abordado por Paulo Roberto Borba, que é especialista em Gestão Empresarial e Negociação e Gestor Comercial da CDL Porto Alegre.

Borba destacou a importância do crédito como alavancador da economia, lembrando que a área também costuma ser desafiadora pelos riscos e impactos que causa na hora da tomada da decisão. “Existe a dificuldade do pequeno lojista de aceitar a expansão através do risco, e conceder crédito faz parte. Toda operação tem seu percentual de risco, e algo que é fundamental no mercado é o conhecimento do tomador”, advertiu. Consultar bancos de dados é uma das etapas, mas ter políticas de crédito é fundamental. “A empresa precisa saber qual é o nível de risco que quer correr, a taxa de juros, o prazo da operação, quais são as garantias, entre outros fatores, destacou Borba.

O especialista ainda comentou sobre a metodologia dos 6 C’s, a mais usada para o processo de avaliação, e citou produtos específicos da Boa Vista Serviços/SCPC, como o Market Service. A ferramenta é estratégica e assertiva na definição do público-alvo para ações de marketing e relacionamento, na segmentação geográfica e avaliação de potencial de vendas por região, rápida e eficiente análise da carteira de clientes com visão do comportamento de mercado, melhor tomada de decisão devido a dados abrangentes e detalhados sobre pessoas físicas e jurídicas.