CDL POA COMENTA APROVAÇÃO DO CADASTRO POSITIVO NA CÂMARA

MAIO, 2018

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9/5), o substitutivo do Projeto de Lei (PL) que viabiliza o cadastro positivo. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), a aprovação e entrada em operação do Cadastro Positivo é essencial para a expansão do crédito e do crescimento econômico, beneficiando empresas e consumidores, pois tem o propósito de dar maior assertividade nas decisões oferta do credito, propiciando um ambiente econômico mais seguro para os ofertantes e tomadores.

De acordo com o gestor comercial da CDL POA, Paulo Borba, já existem scores de pagamento e de inadimplência em banco de dados que subsidiam as empresas na tomada de decisão. “Mas o Cadastro Positivo   vai ter o perfil dos hábitos de pagamento e comportamento de adimplência do consumidor que só vem a somar às informações já disponíveis”, destaca Borba. “A partir do cadastro positivo, passa a ser criada uma nova cultura financeira, na medida em que proporciona às pessoas um controle maior de suas finanças, uma consciência se seu índice de endividamento cabe no seu orçamento”, completa.

Por 273 votos a 150, o PL Complementar do Senado Federal 441/2017 torna de maneira automática a participação do consumidor nesta espécie de currículo financeiro. Sendo assim, os perfis ficam armazenados em um banco de dados com informações particulares, como registro de pontualidade no pagamento de contas.

“Temos uma grande expectativa em relação à aprovação final deste projeto, para poder colocá-lo de forma operacional. Embora saibamos que ainda há alguns aspectos técnicos para serem revistos, como a forma de implementação na atualização destes dados, por exemplo. No geral, é importante entrarmos em um sistema de informações aberto, como ocorre nas nações desenvolvidas, para que possamos saber mais sobre como é o comportamento do mercado no país”, conclui o gestor.

A expectativa da CDL Porto Alegre/Boa Vista Serviços, autorizados pelo Banco Central a serem gestores do Cadastro Positivo, é que ocorra inicialmente a inclusão de mais de 120 milhões de consumidores na base, levando a um efeito de inclusão de boa parte da sociedade que ainda não tem acesso ao crédito formal apesar de excelentes hábitos de pagamento de suas obrigações, ampliando o mercado e contribuindo de forma importante para o crescimento do PIB do pais.

A matéria, agora, seguirá para o Senado e retornará para a casa de origem, visto que o texto sofreu alterações na Câmara.