A importância do comportamento de mercado na gestão de crédito

AGOSTO, 2018

Toda empresa de varejo deve saber lidar com a gestão de crédito, independentemente do seu tamanho. Vender a prazo e conceder crédito tornam-se ações de risco quando mal geridas.  Dados interpretados de forma equivocada e decisões tardias causam prejuízos. Entender o comportamento do mercado promove decisões assertivas que podem manter a saúde financeira das empresas.

É imprescindível que os dados necessários para a gestão de crédito estejam organizados e com acesso facilitado. Para estruturar bem as informações de uma empresa, são necessários softwares específicos, entretanto, estes recursos de nada valem se não houver clareza para a compreensão dos dados.

O comportamento do mercado vai ditar as probabilidades de inadimplência ou de quitação de dívidas. É também importante observar as épocas do ano, como as datas comemorativas e a liberação de recursos para crédito por parte do governo. Desta forma, inserir uma atenta observação de como se comporta o mercado auxiliará em toda a gestão de crédito empresarial.

__________________________________________

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenham ajudado a entender melhor sobre a necessidade de gestão de crédito e a importância e como adequá-lo à realidade da sua empresa.

Caso você queira conhecer mais estratégias sobre assuntos relacionados ao comércio, não deixe de acessar o nosso blog.