Como manter as finanças organizadas em época de crise

06

AGOSTO, 2018

Notícias

CDL POA apresenta cinco dicas para ajudar quem está com o orçamento apertado

Em tempos de crise, fica difícil manter as contas em dia. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, o descontrole financeiro foi a segunda maior causa da inadimplência no primeiro semestre de 2018. Monitorar as contas e reduzir gastos são algumas ações que fazem a diferença para quem enfrenta essa dificuldade. A fim de ajudar os consumidores, CDL POA e a Boa Vista SCPC separaram cinco dicas que podem auxiliar na organização das finanças.

Dica 1

Colocar tudo na ponta do lápis — ou em uma planilha do computador. É importante pôr tudo que entra e que sai da conta. Salário, aposentadoria e o que foi gasto com supermercado, lazer, água, internet e luz. Ter uma visão ampla e completa da situação é fundamental.

Dica 2

Evitar novas dívidas. O rotativo do cartão de crédito tem um dos maiores juros do mercado. Por isso, caso o consumidor não consiga quitar o valor total da fatura, dar preferência ao cartão de débito ou pagamento em dinheiro pode ajudar. Evitar compras no cartão de crédito com muitas parcelas também é importante para não acumular mais contas nos próximos meses.

Dica 3

Reduzir ao máximo as despesas. Gastar apenas o essencial é a chave para superar momentos complicados. Diminuir, quando possível, o consumo de água, telefone e energia elétrica é importante, assim como reunir a família e conversar sobre a situação e como todos podem ajudar a economizar.

Dica 4

Buscar uma renda variável. O consumidor pode usar, com criatividade, suas habilidades para tentar um dinheiro extra no fim do mês. Um hobby ou aptidão pode se tornar uma boa oportunidade. Nessas horas, a divulgação boca a boca é uma excelente aliada. Um bom relacionamento com amigos, vizinhança e comércio local pode render bons frutos.

Dica 5

Monitorar débitos e renegociar dívidas. Fazer um acompanhamento das contas vencidas é muito importante. Em Porto Alegre, uma opção para consultar suas dívidas é o Centro de Atendimento ao Consumidor (CEACON) da CDL POA. O serviço oferece uma consulta dos credores e dá acesso ao extrato da dívida. É possível, ainda, acessar o portal Consumidor Positivo, da Boa Vista SCPC e, por meio de um cadastro, monitorar os débitos vencidos. O CEACON ainda oferece orientação e serviço de negociação de dívidas.

 

Mais informações

Pelo telefone (51) 3017-8000 ou diretamente na sede do CEACON, na Rua Senhor dos Passos, 229, bairro Centro Histórico, Porto Alegre/RS. O CEACON funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 18h.