SMDE apresenta Projeto de Revitalização do Centro Histórico à CDL POA e às entidades do varejo

02

JULHO, 2018

Notícias

Por solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Câmara de Dirigentes Lojista de Porto Alegre recebeu nesta segunda-feira (02), o secretário Leandro de Lemos, para apresentação do novo Programa de Revitalização da Rua dos Andradas, Rua Uruguai, Quadrilátero e Avenida Borges de Medeiros. O encontro reuniu membros da diretoria da CDL POA e de demais Entidades do setor, como Sindilojas, Sindiótica, Ajorsul, Sinduscon, além de empresários do varejo e representantes da Prefeitura municipal.

O presidente da CDL POA, Alcides Debus, deu início à reunião de trabalho e salientou a importância de o Poder Público reunir os lojistas e acolher suas ponderações para a elaboração do projeto, visando equalizar possíveis transtornos com a execução das obras. Segundo o secretário de Desenvolvimento, a obra busca oferecer maior segurança à região Central de Porto Alegre – através de videomonitoramento, inibir o comércio ilegal, qualificar o ambiente do varejo, viabilizar o trânsito de veículos pesados, facilitar o fluxo de pedestre com o alargamento das ruas e melhorar a iluminação do local.

O Programa já possui financiamento para execução e tem prazo de finalização datado para 20 de agosto de 2020. Ainda em 2018 será feita a licitação do projeto e no segundo semestre de 2019 a revitalização terá início efetivo. A comitiva de empresários deu ênfase para o tempo de execução da obra, que com morosidade pode causar prejuízos irreversíveis aos lojistas do Centro Histórico de Porto Alegre. Dentre as ponderações colocadas pelos representantes do segmento, está a operação por etapas, sempre finalizando um trecho para, então, iniciar outro, minimizando assim a exposição das lojas às intervenções.