Zoom China mostra como o Dragão Asiático irá mudar os negócios no mundo

AGOSTO, 2018

O Zoom China, realizado pela CDL Porto Alegre no dia 18 de setembro, não poderia acontecer em melhor momento. A cada dia, o Brasil recebe mais novidades do país Oriental, principalmente quando o assunto é tecnologia e negócios. Os chineses vêm investindo com consistência em educação, novas ferramentas tecnológicas, transporte ferroviário e portos fantásticos, no intuito de posicionar a China como a maior economia do mundial até 2030, ultrapassando os Estados Unidos.

No último domingo (26), foi ao ar o episódio final de “A Jornada da Vida – Rio Yangtsé”, produzido pelo Fantástico, que relata a China moderna e a evolução que levou o país a tornar-se uma potência. Com 1,3 bilhão de pessoas, cerca de 20% da população mundial, os chineses possuem uma economia que cresceu 35 vezes em 40 anos e é responsável pelo maior comércio online do mundo em mercadorias movimentadas.

Shanghai, a cidade mais rica do país asiático, é destaque na série e um dos destinos da Missão China, que embarca nesta quinta-feira (30), com a participação da CDL Porto Alegre, em busca dos mais importantes players do ecossistema chinês e de insights coletados através de visitas técnicas a varejistas, e-commerce e lojas, também em Beijing e Hangzhou.

E como a modernidade de Shanghai ultrapassou a evolução de Tokyo, a imponente capital japonesa? São os trens-bala, que viajam 130 km em 22 minutos, com velocidade máxima de 350 km/h. São as paisagens futuristas e arquiteturas que parecem desafiar as leis da gravidade. São as câmaras para reconhecimento facial. É o comércio vibrante e diferente de tudo que há no lado Ocidental do mundo. São as comercializações que funcionam sem cartões de crédito ou cheques, apenas com QR Codes em Smartphones.

A cultura milenar chinesa e as práticas que vêm revolucionando o mundo dos negócios estão prestes a ser acessados por Alcides Debus, presidente da CDL Porto Alegre, e José Roberto Resende, vice-presidente de Marketing e Relações Internacionais da Entidade, durante mais de 10 dias de imersão no território chinês. Os membros da Entidade estarão acompanhados por profissionais do varejo que também serão palestrantes do Zoom China, com o intuito trazer pela primeira vez ao Sul do Brasil práticas com a mentalidade das empresas que mais crescem no mundo, como Alibaba e Tencent, startups que somadas a outros unicórnios instalados no território chinês, já somam U$ 1 trilhão.

O mundo já percebeu que o grande Dragão Chinês é uma superpotência em inovação. E o Rio Grande do Sul já vive os reflexos desta expansão. A brasileira Electrosul e as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy anunciaram esta semana a parceria firmada para construir e operar linhas de transmissão de energia no Estado. A obra, que deve ser concluída até 2020, aumentará a capacidade de distribuição de energia do RS em 4.800 megawatts. Com o investimento estimado em R$ 4 bilhões, as linhas passarão por 59 municípios criando cerca de 11 mil empregos e fornecendo energia eólica para 1,2 milhão de pessoas.

O Zoom China acompanha esta transformação e irá revelar como o país asiático vem se tornando um polo em tecnologia do varejo, impactando nos mais diversos modelos de negócios – desde a produção, passando por toda cadeia logística até o ponto de venda – oferecendo novas experiências ao consumidor e impondo novos desafios ao mercado.

Inscrições pelo site: http://www.cdlpoa.com.br/zoom/china/

ZOOM CHINA

Quando? 18 de setembro de 2018

Horário? Das 08h30 às 12h

Onde? No Teatro CIEE (R. Dom Pedro II, 861 – Higienópolis, Porto Alegre – RS)

PALESTRANTES

ALBERTO SERRENTINO

Fundador da Varese Retail, vice- presidente e conselheiro deliberativo da SBVC

Palestra: China: varejo, ecossistemas e inovação digital

GRASIELA TESSER

DIRETORA EXECUTIVA DA NL INFORMÁTICA

Palestra: Nem aqui, nem na China – Por onde passa o Futuro do varejo?

JOSÉ ROBERTO RESENDE

VICE-PRESIDENTE DE MARKETING E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA CDL PORTO ALEGRE

Palestra: Inovações que eu trouxe da China para você implantar no seu negócio

ADILSO LIBRELOTTO