Desemprego chega a 5,6% na região metropolitana

Em relação ao mês de maio do ano anterior, a taxa de desemprego da região metropolitana de Porto Alegre teve um acréscimo de 2,6 pontos percentuais chegando a 5,6%. Já, na mesma base de comparação, mas em nível nacional, o crescimento foi de 1,8 ponto percentual alcançando 6,7%.

Contudo, as características dessas informações têm comportamentos distintos no Brasil e na região metropolitana.  “O cálculo da taxa de desemprego envolve a comparação da população ocupada com a população economicamente ativa. No caso da taxa nacional, há diminuição da população ocupada (destruição de empregos) e, no caso da taxa da região metropolitana, há crescimento da população ocupada (criação de empregos)”, observou o economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant’Ana.

Somente nesse ano, a taxa de desocupação do Brasil subiu 2,1 pontos percentuais, já, da região metropolitana, teve um aumento de 2,3 pontos percentuais. “Essa taxa mantém os sinais de uma tendência crescente nesse início de 2015. Tanto para a taxa de desemprego do Brasil quanto da região metropolitana ocorreu nesse ano em pontos percentuais o maior aumento do ano no mês de maio, na comparação com o mesmo período do ano anterior”, considerou Sant’Ana.

Data

26 junho 2015

Compartilhe