Junio Fuentes dá dicas de como avaliar a sua empresa

Conhecer o seu cliente além do nome, endereço e telefone?  Nem mesmo as informações básicas, às vezes, estão escritas de maneira correta no sistema de cada empresa. Esses dados oportunizam que cada lojista possa agir conforme as necessidades de cada consumidor tanto em ações do ciclo de venda quanto de marketing. Para explicar essas e outras questões, na quarta-feira, 27, o responsável pela pré-venda de Marketing Service da CDL Porto Alegre, Diego Berzagui, participou da reunião-almoço da CDL Jovem.

Berzagui destacou a importância de realizar esse enriquecimento de informações. “Os dados corretos podem dar o retorno de redução de custo e do tempo gasto com a prospecção de clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica”, salienta.

Além disso, o encontro contou com a presença do Doutor em Finanças, Junio Fuentes, para explicar como é possível avaliar uma empresa. Fuentes deu algumas dicas: analisar a área por m² na região, o faturamento por mês, a contabilidade (passado), o mercado (presente) e fazer a avaliação econômica (futuro). O doutor observou que deve ser levado em consideração ainda o valor sentimental e que é interessante fazer um questionamento sempre, referindo-se à teoria da utilidade de economia: você entregaria sua empresa por determinado valor?

Junio Fuentes – Doutor e Mestre em Finanças pela FEA- USP, bacharel em Administração Pública pela EAESP-FGV. Coautor dos livros “Cálculo Financeiro das Tesourarias” e “Crédito – Análise e Avaliação do Risco”. Professor dos cursos de Teoria de Carteiras, Avaliação de Empresas e Finanças Corporativas do Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração (Labfin-FIA), FIPECAFI, e Saint Paul Institute of Finance. Professor do curso de Teoria da Decisão para o MBIS da PUC-SP.

Como participar da CDL Jovem?

Os encontros da CDL Jovem acontecem sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 14h, na sede da CDL Porto Alegre. Empreendedores entre 18 e 35 anos discutem e compartilham experiências de seus negócios. O grupo traz ainda importantes nomes do varejo para palestrar. Para associar-se ao grupo, o e-mail de contato é marilene.farina@cdlpoa.com.br.

27 maio 2015