Zoom Varejo Digital reúne cases de sucesso do e-commerce nacional em Porto Alegre

fotos_michaelpaz2Na manhã de 26 de agosto, mais de 300 pessoas lotaram o Teatro do CIEE para assistir aos depoimentos de cinco dos profissionais que mais entendem de varejo digital no mercado brasileiro. O presidente da entidade, Gustavo Schifino, abriu o evento destacando a relevância do encontro para reflexão dos lojistas sobre as ameaças e oportunidades do e-commerce.

O vice-presidente do BuscaPé, diretor-geral e um dos fundadores da E-bit, Pedro Guasti, fez a primeira e maior intervenção trazendo dados atuais sobre o consumo na rede. De acordo com Guasti, 51,8 milhões de pessoas no Brasil realizam suas compras on-line e oito milhões fizeram a primeira aquisição somente em 2013. “A black friday, por exemplo, movimentou no último ano R$ 770 milhões em um dia, e para 2014 a expectativa do varejo é ainda maior”, destaca.

A intervenção do criador e presidente da Easy Táxi, Tallis Gomes, foi uma aula de dinamismo, inovação e simplicidade. Tallis confessou que já fracassou algumas vezes e que empreende desde os 14 anos. Seu sucesso, segundo ele, veio com base na aplicação da ciência nos negócios, fazendo uso da análise de dados para a tomada de decisões. “Informação é poder, seguir somente o feeling é um caminho para o fracasso”, revelou o CEO. “Na minha opinião, tem três passos para conduzir com eficiência o negócio: ter velocidade nas ações, agir de forma simples e estar próximo do cliente nas ruas.”

Com muita descontração e na mesma linha de pensamento do palestrante anterior, o presidente da Wine.com.br, Rogério Salume, contou sua trajetória em busca da democratização do consumo de vinhos no País. A empresa, terceiro maior comércio de vinhos pela internet do mundo, com crescimento anual de 100%, atua com foco no bem-estar dos colaboradores, na ética e na determinação de atender os clientes. “Fazemos o feijão-com-arroz e respeitamos muito aqueles que dividem conosco o nosso sonho”, conta Salume. “Com isso, temos conquistado mais e mais clientes. Hoje já são 187 mil interessados em ter a experiência Wine na aquisição de vinhos.”

Débora Capobianco, gerente de marketing da Privalia no Brasil, compartilhou o sucesso da empresa que começou na Espanha e movimenta € 400 milhões. Atuando no mercado de moda e lifestyle, a Privalia tem 18 milhões de usuários cadastrados, dos quais 43% utilizam smartphones para compra dos produtos. Débora acredita que não deve haver diferença entre loja off-line e on-line. “Não importa o canal, ambos são varejos e devem receber atenção igual.”

Assim, também relatou o diretor de E-commerce do Magazine Luiza, Décio Sonorara. A empresa, segundo ele, possui CNPJ único para todas operações, assim como um estoque comum. “Temos mais de 700 lojas e oito centros de distribuição, na Luiza é possível comprar pela internet e retirar na loja mais próxima”, afirma Décio. Para ele, o big dataajuda a construir o perfil do e-consumidor e levar aos vendedores ou para internet estas características. “Na Copa deste ano, revisitamos todos os compradores de televisores do mundial de 2010 para ver se estavam dispostos a atualizar seus aparelhos de TV”. O diretor ainda destacou a importância do social commerce no varejo digital. Desde 2012, a empresa disponibiliza no Facebook a oportunidade dos usuários criarem uma loja individual, na qual podem negociar com a área comercial da empresa preços especiais para uma rede de amigos virtuais e ganhar comissão. “Já temos 170 mil lojas do Magazine Você, com 37 milhões de amigos.”

Sobre a CDL Porto Alegre

Fundada em agosto de 1960, a CDL Porto Alegre tem a missão de integrar, representar e criar mecanismos de fortalecimento do setor varejista. Há mais de cinco décadas tem fundamentado suas ações no desenvolvimento do varejo, calcado na inclusão social, na sustentabilidade e no crescimento coletivo. Atualmente conta com mais de 4.400 empresas associadas.

Fotos: Michael Paz

Fonte: BH Comunicação