Inteligência a Serviço do Seu Negócio

Know How

Com forte know how, construído ao longo de mais de cinco décadas de forte atuação no mercado, a organização contribui de forma consistente para o crescimento de suas associadas através de soluções focadas, especialmente, em gestão financeira. Por isso, traduz sua inteligência e expertise em produtos voltados à potencialização de negócios, para que o mercado alcance seus objetivos e excelentes resultados.

Valor através do conhecimento

O slogan “Inteligência a Serviço do Seu Negócio” representa o que é hoje a CDL Porto Alegre: uma organização que entrega valor através do conhecimento de dados. Esta inteligência, traduzida em forma de produtos, busca nortear todas as ações que permeiam o gerenciamento do ciclo do negócio de seus clientes, bem como oferecer a possibilidade de tomada de decisões assertivas, antecipar e minimizar riscos e obter alta performance nos resultados.

Facilidade e Segurança

O propósito da CDL Porto Alegre é, antes de tudo, entregar facilidades para que suas associadas possam gerenciar seus negócios com segurança. Mais do que ser uma entidade que atua em prol do varejo, é uma organização que entrega qualidade e excelência para o mercado.

Diretoria e Conselho

Alcides Debus

Rabusch
Presidente

José Galló

Lojas Renner
1º Vice-Presidente

Otelmo Albino Drebes

Lojas Lebes
2º Vice-Presidente

Júlio Mottin Neto

Panvel Farmácias
3º Vice-Presidente

Peter Takaharu Furukawa

Lojas Quero-Quero
4º Vice-Presidente

Sérgio Galbinski

Casa Louro
VP Administrativo e Financeiro

Miguel Raoni

Farmais
VP Comercial

Octávio José Noronha Scheibe

Casa do Pão de Queijo
VP Relações Políticas e Institucionais

José Roberto Resende

Sleep Shop
VP de Marketing e Relações Internacionais

Carlos Frederico Schmaedecke

Confraria Masculina
VP Micro e Pequenas Empresas

Nilva Bellenzier

Bellenzier Pneus
VP Relações com o Mercado

Ana Cláudia Bestetti

Café do Porto
Diretora para Sustentabilidade

Vilson Noer

Livraria Idiomas
Diretor do Núcleo do Varejo

Tiago Jacobus

Guido A. Jacobus
Diretor Comercial

Ricardo André Santos de Oliveira

Ferragem Thony
Diretor para Inovação

Rafael Wainberg

Rainha das Noivas
Diretor de Marketing

Nelson Jawetz

Aduana
Diretor de Relações com o Mercado

Carlos Klein

Ishtar
Diretor para Micro e Pequenas Empresas

Geovane Konrath

Magazine Luiza
Diretor do Núcleo de Varejo

Cesar Augusto Camargo

Multisom
Diretor do Núcleo do Varejo

Andreas Renner Mentz

Spirito Santo
Diretor do Núcleo do Varejo

Ana Luiza Ferrão

Gang
Diretora do Projeto Talento Universitário

Tatiana Zaffari

The Dress Casual e Party
Diretora de Recursos Humanos

Histórico

1960

No dia 9 de agosto de 1960, em uma reunião-almoço em uma das salas do restaurante do Palácio do Comércio, iniciam as atividades do Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre. Participaram do encontro nomes como: Jorge Franke Geyer, da Casa Masson; Ricco Harbich, das Lojas Renner; Odo Cazullo e Mario Goldim, da Mesbla; Geraldo Krahe, da Casa Krahe; José Bertaso, representado por Claudio Bertaso, da Livraria do Globo; Lloyd Polydoro, da Casa Coates; David Enzo Guaspari, da Casa Guaspari; Werner Hunsche, da Imcosul. Na pauta, a fundação da entidade que simboliza a união entre os lojistas de Porto Alegre. Um Clube que rejeita a concorrência predatória e que brada pelo coleguismo e pela defesa do comércio. Surge um campo próprio para a troca de ideias e o aprimoramento de técnicas de vendas, além do debate de assuntos de interesse da comunidade.

1968

Em 1968, o Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre tornou-se uma entidade de utilidade pública pela Lei Municipal 3205.

1970

Tempos de crescimento. Em meio às transformações sociais e políticas do Brasil, os anos 70 representaram época de mudanças em Porto Alegre com positivos reflexos na atividade comercial. Em dezembro do mesmo ano é inaugurado o primeiro shopping de Porto Alegre, o Shopping João Pessoa. O Clube de Diretores Lojistas conta com novos sócios: Lojas Americanas, Sloper, A Brasileira, Alfred, Armazém Riograndense, Bier&Ullman, Camisaria Tahnnauser, Casa Brutscke, Casa Louro, Casa Lyra, Casa Reni, Casa Schmidt, Casa Victor, Cia Geral de Acessórios, Courolândia, Drogaria Panitz, Drogaria Velgos, Elegância Modas, EScosteguy, Fotoarma, Hermes Macedo, H. Theo Moeller, Ibraco, Importadora Karst, JA Luce, JH Santos, Joalheria Cruzeiro, Lavanderias OK, Livraria Sulina, Lojas Saci, Modas Tabajara, Palácio dos Enfeites, Sehbe Simon, Supermercado Mentz, Supermercados Real, Varejo Bromberg.

1980

No início da década de 80, Porto Alegre já atingia a marca de mais de um milhão de habitantes, podendo então ser considerada como metrópole. Em época de grandes avanços na cidade e de grande movimentação política devido às manifestações de Diretas Já, a CDL Porto Alegre também iniciou um período de grandes mudanças em sua operação. No período, a entidade assinou o primeiro contrato de informatização, aprimorando processos internos para melhor realizar o atendimento às suas associadas.

1990

A CDL Porto Alegre inova e agrega ao varejo gaúcho criando a campanha Liquida Porto Alegre, um projeto que busca movimentar o comércio de Porto Alegre em um período do tido como de baixo movimento. Desde 1997, Porto Alegre conta com a maior liquidação realizada no Brasil e fevereiro tornou-se o melhor mês de vendas na capital gaúcha, só superado por dezembro e as festas de final de ano. Também nos anos 90, a CDL Porto Alegre passa a se chamar Câmara dos Dirigentes Lojistas e incorpora o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, solução que agregou ainda mais valor à organização. Ainda na década de 90, a entidade cria o CDL Jovem, grupo que reúne jovens lojistas interessados em renovar pessoas e ideias, formar novas lideranças e proporcionar o crescimento pessoal e profissional dos integrantes. Já em 1999, a luta contra a excessiva carga tributária é bandeira da entidade.

2000

No início dos anos 2000, o mundo cada vez mais globalizado faz com que o futuro do varejo seja repensado e novas atitudes sejam tomadas. Planejando o futuro, no final da década a CDL Porto Alegre decidiu se unir a outras entidades de classe do Brasil para formar a Boa Vista Serviços. O projeto foi realizado juntamente com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio).

2010

A entidade lidera o movimento Chega de Mordida, projeto que teve início pela necessidade de mobilizar o varejo contra a cobrança da diferença de alíquota (DIFA) das empresas optantes do Simples, mas que tem como bandeira maior a luta contra a excessiva carga tributária brasileira. Em 2013, duas importantes vitórias na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul acabaram com a cobrança da DIFA e a CDL Porto Alegre levantou o debate e a consciência do quanto os gaúchos pagam de impostos através do Impostômetro RS. A Equifax se une ao nosso grupo de acionistas que fundaram a Boa Vista Serviços, em novembro de 2010: Associação Comercial de São Paulo (ACSP), controladora; CDL POA, ACP e CDL Rio. Sendo TMG Capital, o acionista gestor. A Equifax passa a ter um assento no conselho de administração. As negociações foram conduzidas pela TMG Capital e a unificação das operações ocorreu sob a marca da Boa Vista Serviços.

HOJE

Com a aplicação do novo slogan, Inteligência a Serviço do seu Negócio, a CDL Porto Alegre volta o seu know how e sua expertise para oferecer as melhores soluções para as suas associadas. Através dos seus serviços e sua inteligência, a organização foca no posicionamento de se firmar, cada vez mais, como referência no varejo gaúcho.

Seja Associada CDL POA

Aumente seus resultados com suporte e soluções incríveis

Associe-se