A senadora Ana Amélia Lemos (PP), que concorre ao governo do Rio Grande do Sul, encontrou-se na manhã desta quinta-feira (11 de setembro), no auditório do Sindilojas Porto Alegre, com representantes das cinco entidades que compõem o Movimento Lojista para conhecer as reivindicações do setor. A ação foi realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre com o apoio do Sindpoa. O evento contou ainda com a candidata ao Senado, Simone Leite (PP).
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, afirmou que a expectativa do setor é de que o candidato eleito trabalhe em favor de um Estado melhor, mais justo e menos desigual.
Queremos que seja exercida a lei que derruba o imposto de 5%, criada num esforço conjunto das entidades envolvidas. E que seja mantida a palavra de cumprir esta lei, ressaltou Kruse.
Já o Presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, também falou sobre a esperança do setor varejista em se manter vivo.
Somos apartidários, mas, na essência, políticos, enfatizou, observando que grande número de eleitores está no varejo.
O comércio emprega mais de 600 mil pessoas. Sendo que 75% das empresas utilizam o Simples Nacional, o que corresponde a 84 mil estabelecimentos, salientou Schifino.
Agenda
Na próxima segunda-feira, dia 15, será a vez do candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), participar do
Varejo com Candidatos
, também no auditório do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar). O primeiro encontro teve a presença do deputado Vieira da Cunha (PDT) e seu vice, Flávio Gomes (PSC), no dia 20 de agosto. Depois, foi a vez do candidato ao governo, José Ivo Sartori (PMDB), seu vice, José Paulo Dornelles Cairoli (PSD), e o candidato ao senado Pedro Simon (PMDB), no dia 8 de setembro.
Sobre o Movimento Lojista
O Movimento Lojista – RS Sem Diferença – ICMS Justo Já, tem como objetivo ser um movimento empresarial, sem identidade política. Entre os objetivos, prevê a união das entidades de varejo para pautas comuns a todos, visando a proteção e o desenvolvimento do setor e da sociedade. Também busca a suspensão para a cobrança de imposto estadual que tem sufocado o caixa das micro e pequenas empresas, denominado Imposto de Fronteira. Integram o Movimento Lojista: a AGV – Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo, a CDL POA, a Fecomércio/RS, a Federasul e o Sindilojas Porto Alegre.