A marca que o empresário quer deixar através de sua imagem – Por Fabiana Lago

07

MAIO, 2019

Notícias

Imagem é o reflexo das escolhas. Pode parecer clichê ou “politicamente incorreto” fazer esse tipo de afirmação, mas é fato: a imagem comunica e nossas escolhas dizem sobre quem somos. Uma pesquisa realizada nos anos 60, pelo psicólogo Albert Mehrabian, mostra que em até 10 segundos depois do primeiro contato visual entre pessoas é formada a primeira impressão, a qual é, posteriormente, difícil de ser mudada. Além disso, a comunicação não verbal tem um impacto direto na imagem pessoal e nos negócios. Postura, gestos, vestimenta compõem um conjunto importante para a solidificação de uma marca pessoal e/ou profissional dentro da sociedade atual.

Diante disso, podemos fazer o seguinte questionamento: qual a marca que o empresário quer deixar através da sua imagem?

O autoconhecimento é fundamental, uma vez que auxilia em escolhas mais acertadas e que estão ligadas à nossa essência e ao nosso propósito como profissionais. A assertividade nessa comunicação tem efeitos positivos em relação à marca pessoal. O empresário costuma ser a inspiração para seus colaboradores e demais pessoas que têm relação direta e indireta com ele. Ter uma imagem que esteja em conformidade com seus ideais e estilo cria uma identidade própria, que reforça o seu poder pessoal perante os stakeholders, refletindo no seu próprio negócio.

O empresário que tem esse cuidado se posiciona de maneira mais adequada e isso gera reflexos que podem ser muito significativos para o seu negócio. Preocupar-se em manter uma boa imagem pessoal é importante para o sucesso profissional e pessoal.
Kawasaki, autora do livro ‘Dress Code’ afirma que “hoje em dia, não adianta apenas SER uma boa dona de casa ou um excelente advogado, a pessoa precisa PARECER ser tudo isso”.

Não estou dizendo aqui que a imagem é tudo. É claro que ter conhecimento, ideais, planejamentos, sonhos, metas e comprometimentos é bem mais importante que a aparência externa. Todavia, poder agregar uma imagem que esteja coerente com tudo isso, só vem a trazer benefícios para que o reconhecimento pessoal e profissional se torne ainda mais efetivo e a marca mais respeitada no mercado.

O empresário deve se preocupar com sua marca pessoal, para que esta esteja coerente com os valores, a visão e a missão de sua empresa. Investir na sua imagem torna a sua Marca Pessoal uma ferramenta que pode garantir novas perspectivas positivas de negócio.

__________________________________________________________
Fabiana Lago
Consultora e Coach de Imagem

 

Veja também: