Antes de tudo, tenha um propósito

15

AGOSTO, 2019

Notícias

Negócios que têm um “porquê” de existir são capazes de inspirar seus públicos.

Se alguém questionar você, hoje, por que a sua empresa existe, o que você responderia? Esta pergunta está intimamente ligada ao propósito da sua marca. Vender produtos ou serviços – isso é o que a empresa faz. O funcionamento de um negócio tem a ver com a razão de ele existir. Explicar por que se faz é o que diferencia um negócio do outro, é o que inspira equipes, é o que traz o cliente à empresa, é o que ajuda a gerar mais vendas.

Mas, afinal, como algumas marcas são capazes de vender mais através do seu propósito? Foi para sanar essa dúvida que o autor e consultor, organizacional mundialmente conhecido, Simon Sinek desenvolveu a teoria do Círculo Dourado – um gráfico, em formato de alvo, que indica, do centro para fora, por que, como e o quê. De acordo com Sinek, algumas empresas e líderes nos inspiram simplesmente porque sabem se comunicar de maneira diferente. Em outras palavras: eles têm um propósito, um motivo, uma razão de existir, um porquê bem claro e definido – e sabem como comunicá-lo aos seus públicos.

Para o especialista, empresas comuns se comunicam de fora para dentro, valorizando apenas o produto, quando o assunto é publicidade. Organizações inspiradoras – que têm clientes que se comportam como fãs da marca – se comunicam de dentro para fora. Elas entendem por que existem e é exatamente este propósito que é comunicado, permeando até as ações de marketing para divulgação de seus produtos.  

O propósito permeia todos os espaços do negócio. Está na construção da marca, na estrutura da equipe, no produto, no atendimento, nas vendas e chega até o público consumidor. É o propósito que engaja as pessoas a passarem horas uma fila para serem as primeiras a adquirir um novo modelo de um produto da sua marca preferida, por exemplo. A mágica acontece quando o público consegue entender as razões que motivam o negócio e o valor de sua colaboração, assim a motivação e o desempenho se tornam maiores.

Desenvolvendo um propósito

Segundo especialistas, o primeiro passo é identificar qual é a causa que move a existência da empresa; qual é o objetivo central – este é o propósito. O segundo passo é perceber quais são as estratégias utilizadas para buscar este objetivo – este é o plano de ação. Nesta etapa é preciso elencar as crenças, os valores e os diferenciais. É isto o que vai fazer com que uma empresa se destaque em meio a tantas outras que vendem produtos iguais ou semelhantes. Por fim, no terceiro passo, é preciso definir o quê, ou seja, qual é o produto vendido. Cumpridas as três etapas, é fundamental desenvolver um plano de comunicação que transmita, de modo claro, objetivo e contundente, o seu propósito.

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Quer saber mais sobre como definir o seu propósito, qual a diferença para o seu negócio e como empreendedores de sucesso conquistaram seu espaço no mercado com um posicionamento assertivo?