Aprenda a usar o Instagram como um canal de vendas

MAIO, 2019

Rede social que nasceu para compartilhar imagens, hoje funciona como uma vitrine para diversos segmentos de negócios

O que nasceu para ser apenas uma rede social de compartilhamento de fotos se transformou em uma grande vitrine para o varejo. Com um bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram conquista cada vez mais espaço como um canal de vendas fundamental para diversos segmentos. Muito mais do que conectar pessoas, atualmente ele conecta consumidores, marcas e produtos. De acordo com dados do próprio Instagram, a cada mês, 90 milhões de contas usam hashtags em publicações com a intenção de encontrar algum produto na rede. Além disso, 150 milhões de usuários trocam mensagens com empresas, todos os meses, via Instagram Direct.

Diante de tanto potencial, não há como ficar de fora dessa rede social. Por isso, a CDL Porto Alegre preparou dicas para quem pretende usar o Instagram como canal de vendas.

1 – Crie um perfil comercial

No Instagram, existe uma diferença entre os perfis pessoais e comerciais. Enquanto os perfis pessoais são de uso particular, os perfis comerciais disponibilizam ferramentas importantes para quem quer aproveitar o potencial do Instagram como canal de vendas. São recursos exclusivos dos perfis comerciais as informações sobre os posts, com números de visitantes e lista de publicações mais populares; o acréscimo de informações como horário de funcionamento, localização e número de telefone; o gerenciamento das mensagens recebidas pelo Instagram Direct; a divulgação de anúncios na plataforma, que potencializam o alcance.

2 – Utilize o Stories a seu favor

O recurso do Instagram chamado Stories, criado em 2017, permite que pessoas e empresas publiquem fotos e pequenos curtos de forma temporária, sendo apagados automaticamente após 24 horas. Hoje, 500 milhões de contas visualizam Stories todos os dias, o que gerou um aumento significativo do interesse das marcas na ferramenta. São 2 milhões de empresas anunciando suas publicações nesse formato. É possível utilizar os Stories a seu favor para gerar mais conexão com o público e ampliar a visibilidade de marca – a cada vídeo publicado, o perfil vai para o topo da lista que aparece para o usuário. As empresas têm utilizado a ferramenta para mostrar o seu dia a dia (com colaboradores e clientes, por exemplo), fazer coberturas de eventos, expor as novidades e produtos. E, também, dá para aproveitar todos os recursos oferecidos pela ferramenta, como a criação de enquetes, inclusão de caixa de perguntas, elaboração de testes, além da utilização de stickers e gifs.

3 – Use e abuse de vídeos

As métricas mostram que os usuários de redes sociais têm passado bastante tempo assistindo a vídeos para informação e entretenimento – é o que indica a pesquisa State of Video Marketing. Segundo o estudo, as pessoas passam cerca de uma hora e meia assistindo a vídeos na internet diariamente, e 95% utilizam os vídeos como forma de entender melhor sobre um serviço ou produto. A revista Forbes afirma que 90% dos usuários acreditam que vídeos de produtos auxiliam na decisão de compra. Tais dados são indicativos de que investir em vídeos como estratégia de marketing e vendas pode gerar benefícios à marca, ainda mais se tratando de redes sociais (em especial o Instagram, que segue em ascensão). De acordo com a pesquisa WordStream, vídeos compartilhados em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados. Para a publicação dos vídeos no Instagram, podem ser utilizados três recursos: Stories (até 15 segundos), Feed (até 60 segundos) e IGTV (até 60 minutos).

4 – Inclua o botão de compras em seus posts

A última dica destaca um dos recursos mais efetivos para quem quer aproveitar todo o potencial do Instagram como um eficiente canal de vendas: o botão de compras, que pode ser acrescentado aos posts. A função permite que o consumidor seja direcionado diretamente para a página de compra do produto na internet, o que pode facilitar o processo de busca do produto e potencializar as vendas. Conforme o Instagram, mais de 200 milhões de contas visitam um ou mais perfis comerciais todos os dias e 80% delas seguem alguma marca pela rede social.

Existem muitas formas de utilizar as redes sociais para potencializar as vendas. Por isso, é importante que a empresa inicie uma estratégia de marketing pelo Instagram para gerar mais resultados.

Você já utiliza o Instagram como canal de vendas e divulgação?

___________________________________________________________________________
Você também pode gostar de: