fbpx

CDL POA apresenta alterações na Lei do Cadastro Positivo no encerramento da FBV 2019

30

MAIO, 2019

Notícias

CDL Porto Alegre protagonizou o painel “Cadastro Positivo – O mercado vai mudar a forma de avaliar o crédito”, parte da programação do FBV Talks, nesta quinta-feira (30) – último dia de atividades da Feira Brasileira do Varejo deste ano. O tema foi apresentado pelo gestor comercial da CDL POA, Paulo Borba, e o economista-chefe da Entidade, Oscar Frank.

Na primeira etapa da apresentação, Paulo Borba detalhou a evolução legislativa do Cadastro Positivo, conceitos, as partes envolvidas, principais papéis e responsabilidades, formas de consulta, compartilhamento de dados, riscos para o não cumprimento das obrigações legais, mudanças de paradigmas, quais serão as informações disponíveis e visíveis, e por que o Cadastro Positivo mudará a análise de crédito no Brasil. “Teremos um aumento significativo na aprovação e efetivação do crédito, limites e parcelas mais adequadas, e uma redução da taxa de default e menores perdas”, avalia o gestor da CDL POA.

Para elucidar os aspectos econômicos do Cadastro Positivo, Oscar Frank conduziu a segunda etapa da palestra. O economista-chefe da Entidade introduziu algumas definições do novo sistema, esclareceu quais os benefícios, os resultados das experiências de implementação do Cadastro em outros países, e o volume de crédito que pode ser injetado na economia brasileira. “As mudanças na legislação do Cadastro Positivo deverão ajudar a democratizar o mercado de crédito no Brasil, cujo desenvolvimento ainda se encontra bem abaixo em relação a outros países”, detalha Frank.

SAIBA MAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA CDL POA NA FBV 2019