Como calcular o valor do 13º salário?

NOVEMBRO, 2019

Em empresas e governos que estão com as contas em dia, os trabalhadores já receberam o 13º salário. Ao menos, a primeira parcela. É uma grana interessante que entra, mas você sabe calcular o quanto tem direito a receber no 13º salário? No episódio desta semana da série Seu Dinheiro Vale Mais, a CDL Porto Alegre e a jornalista de economia do Grupo RBS, Giane Guerra, explicam tudo sobre o 13º salário.

Já se sabe que no caso do funcionalismo público estadual do Rio Grande do Sul, os servidores vão receber o 13º salário parcelado ou terão de tomar um empréstimo com o banco. Mas, no caso das empresas, a data limite para pagar a primeira parcela do 13º salário é sempre até o dia 30 de novembro. No caso da segunda parcela, o prazo final é até o dia 20 de dezembro. O valor pode ser antecipado, no caso das empresas que têm caixa para isso, mas não pode passar deste prazo, se não a empresa paga multa. E os trabalhadores domésticos também têm direito de receber esse dinheiro.

Outra coisa que é muito importante e que muitas vezes as pessoas não se dão conta é que o 13º salário, assim como os outros salários do ano, também tem descontos e ocorrem na segunda parcela paga. Isso quer dizer que o valor da primeira parcela é maior que o valor da segunda. Pois, na segunda tem os descontos de Imposto de Renda e INSS.

E como saber quanto irá ganhar? O 13º é proporcional ao tempo de trabalho do ano. Para a pessoa que trabalhou 15 dias ou mais no mês, já conta com o mês cheio. Se trabalhou seis meses naquele ano, vai receber o 13º pela metade. Se pediu demissão, se é contrato temporário, ou no caso de uma demissão sem justa causa, tem o pagamento do 13º salário proporcional. Mas se for uma dispensa, uma demissão com justa causa, o trabalhador não tem direito ao 13º salário. E se por acaso recebeu o adiantamento, vai ter que devolver o valor para a empresa.

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.