fbpx

Como lidar com Cheque Especial? CDL POA e Giane Guerra te ajudam

06

SETEMBRO, 2019

Notícias

O Cheque-Especial é aquele limite que o banco oferece ao correntista, para ser usado quando já utilizou todo o dinheiro da conta corrente. O que é popularmente conhecido como ‘entrar no Cheque-Especial’.

Para a jornalista especialista em economia, Giane Guerra, o melhor é não contar com este valor extra disponibilizado pelo banco: “Este é um dinheiro que, na verdade, a pessoa não tem. É um empréstimo. E como ele já é pré-aprovado, é fácil de ser acessado, o juro dele é bem caro”.

Este juro decorrente da utilização do Cheque-Especial é, hoje, o mais caro dentre os registrados no mercado, segundo a Pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças. Para se ter ideia, o juro do Cheque-Especial é tão elevado que chegou a superar o juro do cartão de crédito atrasado. São quase 300% ao ano, em média.

Um erro comum entre as pessoas que usam o Cheque-Especial é considerá-lo uma extensão do salário – o que é um caminho sem volta, pois depois de cair na bola de neve dos juros, a dificuldade para quitar a dívida será grande. Caso realmente haja necessidade de utilizá-lo, a dica é selecionar situações de extrema emergência.

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

 

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.