Como o limite de crédito pode afetar suas vendas?

MAIO, 2019

Determinar o limite de crédito do consumidor é uma atividade comum aos negócios do varejo. Com base em dados, é possível detectar o bom e o mau pagador e, também, o seu nível de endividamento. Entretanto, negar crédito pode resultar em perda de vendas.

Existe um grande paradoxo no universo dos limites de crédito: quanto maior o limite de crédito, mais a empresa tem a perder, mas maiores são as chances de fechar vendas.

Por outro lado, limites de créditos pequenos tornam o risco baixo, mas também diminuem o potencial de compra dos clientes.

O difícil é determinar o ponto saudável de inadimplência de cada empresa. Para encontrar o equilíbrio é necessário ter um excelente controle de fluxo de caixa, pois o risco é a quebra do negócio. É fundamental que a empresa conte com um sistema especializado que faça a análise de crédito e também realize a cobrança de forma automatizada.