fbpx

Conheça 5 ferramentas para uma concessão de crédito eficiente

16

AGOSTO, 2019

Notícias

Como já vimos, a concessão de crédito apresenta um grande paradoxo. Quanto maior o limite, mais riscos de perdas financeiras a empresa corre, entretanto maiores são as chances de fechamento de vendas. Para que exista um eficiente equilíbrio nesta equação, destacamos cinco ferramentas essenciais para que a concessão de crédito seja realmente eficiente e produza bons resultados para você:

1. Cadastro detalhado

Ter informações relevantes sobre os seus clientes é um dos primeiros passos para uma gestão eficiente da sua empresa. A partir deste cadastro, é possível obter informações muito relevantes para a concessão de crédito. O tíquete médio, o comportamento de compra e outros dados possibilitam uma maior personalização do crédito e uma maior flexibilização das compras de forma mais individualizada. Além disso, um cadastro detalhado pode evitar fraudes ou recorrência de inadimplência.

2. Segurança de dados e de informações

A concessão de crédito eficiente deve trabalhar com um importante banco de dados, como vimos no item anterior. Deste modo, a segurança destes dados é fundamental para que, além do cumprimento da legislação vigente, a empresa possa operá-los de maneira eficiente para a sua gestão.

3. Automação dos processos de concessão de crédito

A depender do tamanho do negócio, do número de clientes e de filiais da empresa, fica impraticável gerir todos os dados necessários para a concessão de crédito. A falta de automação na concessão de crédito afeta diretamente a qualidade desses processos, pois diminui a sua eficiência operacional, aumenta os custos e torna os erros mais frequentes. Existem no mercado muitos softwares que valem o investimento.

4. Gestão de risco de crédito

Gerir os riscos da concessão de crédito significa cruzar todas as informações captadas e realizar uma avaliação baseada em parâmetros pré-estabelecidos pela empresa. Deste modo, as decisões são tomadas a partir de dados organizados e captados de forma correta, levando a decisões mais acertadas para a redução do risco.

5. Estabelecimento de limites de crédito seguros

Administrar bem os limites de crédito garante a integridade dos ativos da empresa. Não é recomendado ‘brincar’ com os limites na tentativa de aumentar as vendas ou os ganhos. Eles devem ser calculados de forma segura e eficiente. 

Fonte: freepik