Crédito Garantido: como a gestão de crédito mudou a Redlar, em Rolante

JULHO, 2018

Ferramentas em gestão de crédito têm apoiado lojistas em todo o Estado para garantir melhores resultados em seus negócios. No município de Rolante, a Redlar (rede de varejo especializada em móveis e ambientes planejados) readequou e qualificou seus processos de gestão e tornou-se case de sucesso na garantia de crédito.

Conheça o passo a passo deste processo:

SOBRE A EMPRESA

Fundada em 2005, a rede de lojas de varejo especializada em móveis e ambientes planejados Redlar possui, hoje, mais de 40 pontos de vendas presentes em mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul, expandindo seus negócios para algumas cidades do Paraná e Santa Catarina através da sua loja online.

Operando através de suas associadas, a Redlar está presente na cidade de Rolante com a MK Móveis, loja de móveis fundada em 1990. Líder de mercado na região, com 54% de market share, e com uma carteira com mais de 13 mil clientes cadastrados, a MK Móveis opera com crediário próprio, operação que correspondia a 60% das vendas da empresa.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Com alto grau de receita oriundo das vendas feitas pelo crediário próprio, a Redlar de Rolante trabalhava com a concessão de crédito sem análise prévia de risco e histórico de consumo dos clientes, com base no conhecimento empírico dos seus consumidores.

A liberação de crédito efetuada com respaldo no desempenho do cliente em compras anteriores na loja, permitiu que a empresa percebesse a necessidade de obter maior segurança no processo de gestão e concessão de crédito. Com informações mais precisas e qualificadas é possível diminuir o risco de inadimplência e aumentar as possibilidades de vendas na modalidade.

SOLUÇÃO

Em 2016, procurando meios de garantir maior segurança para o processo de concessão de crédito e qualificação da sua gestão, a Redlar de Rolante descobriu, por meio de recomendação de outros lojistas da rede, o Crédito Garantido, da CDL POA.

O Crédito Garantido é uma ferramenta qualificada e completa que auxilia a preservar a competitividade e a saúde financeira da empresa na medida em que assegura  uma gestão de crédito de qualidade, conferindo maior segurança contra fraudes e isenção de custo de análises e consultas, assim como faz o monitoramento dos pagamentos e garante os recebimentos de cheques e promissórias nas transações de qualquer local dentro do território nacional.

Operando anteriormente com um crediário de até 6x, através da implementação da ferramenta a Redlar conseguiu flexibilizar ainda mais o financiamento das compras, permitindo parcelar as vendas em até 10x ou 15x, com a garantia de que toda receita seria recebida.

A aceitação foi positiva e a empresa aumentou o percentual de vendas pelo crediário na loja.

RESULTADOS OBTIDOS

Após a implementação, a Redlar aumentou sua base de clientes e suas vendas no crediário, que hoje representam de 75% a 80% do faturamento. A empresa conseguiu atrair um perfil diferenciado de público, que sente a necessidade de renovar o mobiliário da casa, mas que precisa de menor comprometimento mensal no orçamento.

Ao mesmo tempo em que a loja ampliou sua carteira de clientes, observou uma redução do nível de inadimplência, que hoje gira em torno de 2,5% – número muito abaixo da média do mercado para o segmento.

__________________________________________

Quer também implementar uma gestão eficiente em concessão de crédito na sua empresa?