Dicas para usar bem o fundo de garantia

SETEMBRO, 2019

Começa nesta sexta-feira (13) a liberação dos saques do FGTS. Além disso, há poucos dias, foi depositado o lucro que aumentou a rentabilidade do fundo de garantia. Por isso, a CDL Porto Alegre e a jornalista de economia do Grupo RBS, Giane Guerra, prepararam dicas para uma melhor utilização desse dinheiro extra da conta.

Segundo anúncio do Governo Federal, a liberação dos valores será de R$ 500,00 por trabalhador apto, começando por aqueles que têm conta na Caixa Econômica Federal, e que não manifestaram contrariedade aos saques. Para quem não tem conta nessa instituição bancária, o valor estará disponível a partir do mês de outubro.

Mas para quem está na dúvida se deve sacar o valor ou não, vale a pena ponderar algumas questões:

Você tem alguma dívida atrasada?
Neste caso, se o juro for maior que a rentabilidade do fundo de garantia, é uma boa opção sacar e quitar os débitos.

É vantajoso sacar o valor e colocá-lo na Poupança?
A rentabilidade da Poupança vinha sendo ruim. Muitas vezes, o valor não recebia nem a correção da inflação. Mas isso mudou, o governo federal elevou de 50% para 100% a distribuição do lucro do fundo de garantia, e isso aumento para 6,18% a projeção de rentabilidade do fundo, neste ano. É bem mais que a poupança e quase o dobro da inflação. Ou seja, o fundo de garantia ficou atrativo para quem puder deixar o dinheiro lá.

E se você precisar do valor do fundo de garantia no futuro?
É importante salientar que o FGTS é uma garantia que o trabalhador tem quando perde o emprego, para poder sustentar a casa, cumprir as contas por um tempo e, até mesmo, abrir um negócio e promover uma nova forma de sustento. Uma vez sacado, não estará mais disponível quando perder o vínculo com o emprego.

O que é o saque de aniversário?
Esta uma questão importante para o ano que vem, quando começa a opção do saque de aniversário – que é uma outra forma de tirar o dinheiro do fundo de garantia. A ponderação deve ser a mesma, visto que uma vez retirado, o valor não estará mais disponível no momento de uma demissão sem justa causa, como acontece hoje.

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.