Dicas práticas de vendas para aplicação imediata

07

ABRIL, 2020

Notícias

O varejo é um dos segmentos da economia mais afetados pelo isolamento social para conter a pandemia provocada pelo coronavírus. Os empresários tentam preservar o caixa e evitar demissões. Neste momento, mais do que nunca, suas características empreendedoras devem agir sem medo. Muitos analistas mostram que, mesmo após a reabertura das lojas, o comportamento do consumidor não será mais o mesmo e os lojistas devem estar atentos a essas mudanças. A CDL Porto Alegre elegeu algumas dicas que já podem ser aplicadas em alguns segmentos e, posteriormente, devem permanecer nas práticas do varejo pós-crise.

Alimentação

Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante (take-away). Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa. Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores preferencialmente locais, pois este movimento impulsiona para a economia local.

Beleza

Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades dos clientes e que possam ser utilizados em casa. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos. Promova tutorias nas redes sociais para estimular o bem-estar e a manutenção dos cuidados pessoais, também com objetivo de auxílio psicológico para atravessar o momento.

Eletrônicos

Identifique potenciais fornecedores nacionais que poderiam substituir insumos importados e aposte no e-commerce. Importante promover produtos que auxiliem nas tarefas doméstica ou que promovam o bem-estar da família. O isolamento fará com que novas necessidades surgem no ambiente doméstico.

Moda

Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou WhatsApp com os clientes já estabelecidos. Aposte nas vendas online e na divulgação das redes sociais. Caso ainda não possua um e-commerce, procure fazer curso on-line para desenvolver a modalidade. Market Places (colocar produtos em portais maiores) pode ser uma opção.

Turismo

Comunicar ao cliente para adiar e fazer o possível para não cancelar a viagem. Intensifique suas campanhas de marketing nesse direcionamento, lembrando que esta fase vai passar.

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.