Endomarketing: qual o conceito e como começar a implantar na minha empresa?

NOVEMBRO, 2019

Ações são utilizadas para melhorar o clima organizacional, a qualidade do trabalho e o bem-estar dos funcionários da empresa

Também conhecido como Marketing Interno, o Endomarketing se caracteriza por ser um conjunto de medidas adotadas para melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa. Manter colaboradores engajados e trabalhar com um clima organizacional adequado e saudável causa impacto positivo direto no produto/serviço final da instituição. Os funcionários são os responsáveis pelo relacionamento com os clientes, pela realização dos processos internos e estão diretamente envolvidos com o lucro final da empresa.

Em muitos casos, o trabalhador passa mais tempo dentro da empresa do que com a família. Por isso, é fundamental propiciar um espaço em que ele se sinta acolhido, estimulado a estar presente e a ajudar na evolução do negócio. Além das atribuições profissionais, o colaborador tem conhecimento e condições para melhorar a eficiência, reduzir custos e passar, de dentro para fora, uma imagem positiva do local em que ele trabalha.

Preocupada em ajudar os varejistas que desejam começar a implantar estratégias de Endomarketing, a CDL POA separou três dicas simples e práticas a serem adotadas como pontapé inicial para estimular e deixar os colaboradores mais conectados e integrados ao seu negócio.

1)      Pesquisa de satisfação com colaboradores

Procure saber o que os funcionários acham da empresa e o que poderia ser feito para melhorar a percepção deles. Assim como é comum ouvir o cliente, conhecer as necessidades dos colaboradores possibilitará alterar processos que limitam o potencial da sua equipe. Questione o que pode ser melhorado e mostre a eles uma preocupação genuína em oferecer um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento profissional de todos os integrantes da equipe.

2)      Eventos internos

A realização de eventos e palestras pode servir de motivação aos colaboradores. Apresentar oportunidades e histórias de quem cresceu dentro da empresa é um estímulo aos funcionários, que poderão enxergar possibilidades de alavancar a carreira, identificar espaços a explorar e ajudar a melhorar a gestão interna. Incluir os colaboradores além da rotina do trabalho é primordial para fazer com que eles se sintam parte do negócio e enxerguem o seu papel dentro dos processos e dos resultados.

3)      Reconheça o trabalho da equipe

Mais do que estímulo financeiro, as pessoas esperam ser reconhecidas pela capacidade, pela qualidade do trabalho e pelos resultados conquistados. Por mais que soe como uma mera obrigação do funcionário, valorizar a entrega, a dedicação e o esforço é uma maneira de demonstrar respeito aos colaboradores.