Ferramenta gratuita ajuda a minimizar impactos da Covid-19 para o varejo

MARÇO, 2020

Em razão do coronavírus, o varejo está em quarentena – espalhando incertezas a micro, pequenos, médios e grandes empresários. As consequências ainda são incalculáveis para toda a sociedade, visto que apenas no Rio Grande do Sul o segmento impulsiona 14,5% do PIB, o que representa R$ 53,08 bilhões injetados na economia estadual anualmente, refletindo em cerca de 606 mil vínculos formais de trabalho no estado.

Enquanto as portas do comércio estão fechadas, alternativas são repensadas por empresários como forma de tocar os negócios e atender os consumidores. Parceira comercial da CDL Porto Alegre, a James Tip desenvolveu uma ação gratuita que envolve inteligência artificial para minimizar impactos econômicos e sociais aos varejistas durante a crise ocasionada pela Covid-19.

Com um sistema exclusivo de classificação, o varejista consegue visualizar, de forma simplificada, quais os principais produtos que deve focar neste período de queda de faturamento. A classificação permite priorizar o que mais rende retorno e, portanto, comprar os itens que serão mais vendidos, além de evitar aquisições desnecessárias e propor mix de produtos.

O que é necessário para usufruir desse sistema gratuitamente?

É preciso enviar por email alguns dados que podem ser extraídos do ERP ou BI implementado na sua empresa. Esses dados precisam estar em formato CSV ou XLSX. Cada empresa tem suas particularidades e vários fatores a serem analisados. Os dados variam de acordo com o segmento. Veja o exemplo abaixo:

– Lojas: este arquivo deve conter uma lista de todas suas lojas. A planilha deve ser feita com três colunas, contemplando o código da loja, o nome da loja e o CNPJ da loja.

– Produtos: este arquivo deve conter a lista de todos os seus produtos cadastrados que estão ativos. As informações vitais deste arquivo são o código e a descrição do produto.

– Custo dos produtos: este arquivo deve conter uma lista de quanto cada produto custou, já incluindo tributos, frete e o próprio custo do produto. É importante saber quanto está investindo em cada SKU. Nesta planilha inclua o código e o custo do produto.

– Vendas: este arquivo deve conter suas vendas dos últimos três meses. As vendas devem ser abertas por nota (ou cupom) fiscal. Inclua em colunas separadas o código do produto, o código da loja, o número da nota fiscal, a quantidade vendida, o valor da venda e a data da venda.

Baixe a planilha e preencha seus dados

Envie seus arquivos já preenchidos e tire suas dúvidas pelo email: covid19@jamestip.com

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.