fbpx

Indústria do RS tem melhor crescimento do país e está no maior patamar desde 2014

08

AGOSTO, 2019

Notícias

Veja os segmentos que puxam o resultado gaúcho

As indústrias do Rio Grande do Sul aumentaram a produção em 8% no primeiro semestre do ano. Foi o melhor desempenho do país, conforme a pesquisa do IBGE. O levantamento considera 14 Estados e mais a região Nordeste e apontou queda média nacional de 1,6% na produção industrial de janeiro a junho de 2019.

O segundo melhor desempenho foi do Paraná, onde as indústrias elevaram a produção em 7,8%. O resultado nacional negativo tem sido muito puxado por São Paulo, que fechou o semestre com -0,8%. É onde fica o maior parque industrial do país e, portanto, pesa no cálculo do IBGE.

O IBGE pesquisa 232 produtos fabricados no Rio Grande do Sul. Os melhores desempenhos vieram dos setores de veículos e produtos de metal:

“(…) comportamento positivo vindo das atividades de veículos automotores, reboques e carrocerias (automóveis, reboques e semirreboques e carrocerias para ônibus) e produtos de metal (construções pré-fabricadas de metal, artefatos de alumínio para uso doméstico, revólveres e pistolas e estruturas de ferro e aço em chapas ou em outras formas)”, diz trecho da análise do IBGE.  

Com o crescimento, a indústria do Rio Grande do Sul atingiu 99,6 pontos. É o maior patamar desde novembro de 2014, ainda início da crise econômica e quando estava em 104,4 pontos. Segundo o Comitê de Datação dos Ciclos Econômicos da Fundação Getúlio Vargas (Codace/FGV), a crise econômica brasileira começou no segundo trimestre de 2014. 

Ao economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, a coluna Acerto de Contas perguntou se o resultado é para se comemorar: 

— Sim, apesar de ser uma recuperação ainda concentrada em alguns setores. Pondero, no entanto, que ainda há segmentos que enfrentam dificuldades e são importantes na economia gaúcha. Também é preciso que essa melhora tenha reflexo mais forte em outras áreas, como o mercado de trabalho.

Junho 

Em junho, a produção da indústria do Rio Grande do Sul cresceu 2%. A comparação é com maio e já traz o ajuste sazonal. No acumulado de 12 meses, o crescimento gaúcho é de 9,4%, que também é o melhor do país.

Fonte: Coluna Giane Guerra – Site GZH