Blog CDL POA

RS exporta para China o dobro do que vende para Argentina e EUA juntos

RS exporta para China o dobro do que vende para Argentina e EUA juntos 22 JANEIRO, 2019 Notícias Veja o que o país mais compra em produtos gaúchosA China respondeu por 29,1% de toda a exportação do Rio Grande do Sul em 2018. Foram US$ 6,12 bilhões, o que representou...

Intenção de consumo das famílias teve alta recorde em janeiro

Intenção de consumo das famílias teve alta recorde em janeiro 22 JANEIRO, 2019 Notícias A Pesquisa “Intenção de Consumo das Famílias”, conduzida periodicamente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em todo o território brasileiro, teve alta recorde na passagem...

CDL POA presta apoio a municípios em situação de emergência no RS

CDL POA presta apoio a municípios em situação de emergência no RS 21 JANEIRO, 2019 Notícias A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre está engajada no auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes no RS e, desde a última semana, está operacionalizando a doação...

COLUNA DO ECONOMISTA

OSCAR FRANK

Confira análises do Economista-Chefe da CDL POA.

ESPAÇO DOS ESPECIALISTAS

Dicas de profissionais para o varejo.

MÊS DE JANEIRO

FERNANDO FABRIS

Venda da Copa frustra o comércio

Comercialização na Capital alcançou menos do que a metade do esperado, dizem entidades Pesquisas realizadas por entidades do comércio varejista apontam que as vendas das lojas da Capital durante os primeiros dias da Copa do Mundo não tiveram os resultados esperados. De acordo com levantamento realizado pela CDL Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro final de semana do Mundial deveria ser de R$ 19 milhões, porém, as vendas alcançaram menos da metade deste valor, R$ 8 milhões.“A expectativa é de que os próximos jogos tragam resultados mais significativos em nossas lojas”, comentou o presidente da entidade, Gustavo Schifino. “Soma-se a esse cenário o impacto negativo da Copa no consumo do Dia dos Namorados, tendo em vista o fechamento das lojas no horário dos jogos, e o fato de o mês de junho ter um sábado a menos. Poderemos ter o pior desempenho do varejo no período dos últimos cinco anos”. A projeção inicial da CDL Porto Alegre é de que o evento injete no varejo da cidade cerca de R$ 101.803 milhões. Schifino ainda aposta que a presença cada vez maior de turistas possa reverter esse panorama atual. Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre indica que as vendas no dia do primeiro jogo do Brasil, 12 de junho, e no dia do primeiro jogo em Porto Alegre não foram positivas. Para 80% dos entrevistados, as vendas diminuíram em função do fechamento antecipado das lojas e da insegurança da população devido aos protestos. A média da queda em vendas foi de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. O primeiro jogo em Porto Alegre aconteceu no último domingo, e 73% dos lojistas consultados não abriram. Os 28% que abriram as lojas relatam queda média de 31% nas vendas. Apesar disso, 67% dos consultados afirmam que as lojas estão realizando ações especiais, como decoração temática. E em 59% dos estabelecimentos há empregados que se comunicam em outros idiomas. O comportamento do comércio foi parecido quanto ao horário de funcionamento das lojas, com 91% das lojas fechadas durante o jogo da Seleção Brasileira, sendo que 23% delas fechou uma hora antes do início da partida. Segundo os entrevistados, esta realidade deve se repetir nos demais jogos da Seleção. O levantamento ainda mostra que 81% das lojas não reabriram após o jogo. Quanto ao público, 25% dos lojistas recebeu estrangeiros nas lojas, sendo que as origens mais frequentes são Argentina, Uruguai, Honduras, Austrália, Chile, França e China. Apesar dos números, os lojistas dos segmentos esportivos e de vestuário são os mais beneficiados, com a venda de peças nas cores do Brasil, além das camisetas de seleções. Estes revelam aumento de 7% nas vendas, na comparação com o ano passado. A opinião geral dos lojistas é de que as vendas ainda podem melhorar com o decorrer do evento. Porém, há segmentos que não percebem alteração em razão da vinda de turistas, como por exemplo, material de construção, calçados, cosméticos e perfumaria. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado era esperado. “Nos dias de jogos, realmente, a movimentação nas ruas e shoppings cai, pois todos estão focados em assistir a Seleção. Porém, continuamos considerando o evento positivo e uma oportunidade para o comércio da cidade. Lojas que sabem aproveitar o momento estão lucrando ao expor produtos nas cores dos países que vieram para Porto Alegre, por exemplo. A evolução do Brasil na competição também vai motivar o consumidor”, afirma. Refeição em bares e restaurantes encarece no mês Nas últimas duas semanas, a inflação em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tem sido puxada, entre outros itens, pela variação dos preços em bares e restaurantes. Com a Copa do Mundo e a maior movimentação de pessoas assistindo aos jogos fora de casa, os preços podem avançar ainda mais. As refeições em bares e restaurantes de Porto Alegre registraram inflação de 0,28% na primeira semana e 0,83% na segunda semana, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). À primeira vista, o número pode parecer baixo, mas segundo a FGV o item aparece entre os principais que contribuíram para a inflação no período. Por isso, ao sair para assistir aos jogos da Copa cuidado com a empolgação, pois ela pode custar caro. Em São Paulo, a inflação de bares e restaurantes foi de 1,02% na pesquisa da primeira semana de junho e 0,9% na da segunda semana. A variação apurada se refere ao aumento de preços registrado nas últimas quatro semanas anteriores à divulgação, tecnicamente chamada de inflação quadrissemanal. No caso do Rio de Janeiro, os preços subiram 0,68% na primeira semana e 0,59% na segunda semana. O índice oficial de inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de junho ainda não foi divulgado, mas até maio acumula alta de 3,33%. As refeições fora de casa sofreram aumento de preços um ponto percentual acima do IPCA (4,33%). A alimentação fora de domicílio, que também inclui o consumo de bebidas, doces e outros, sobe 4,46% no ano.

À espera da salvação

De acordo com o levantamento realizado pela CDL Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro fim de semana do Mundial deveria ser de R$ 19 milhões, porém, até agora, as vendas alcançaram somente R$ 8 milhões (matéria nesta edição). Não precisava ter bola de cristal, porque o horário das lojas encurtou. E da metade do mês em diante, o dinheiro também começa a encurtar. A salvação está nos turistas.

Inscrições abertas para curso de Certificação de Gerente Lojista

Estabelecer estratégias para alcançar os objetivos das empresas é fundamental para qualificar o atendimento e o serviço prestado ao consumidor. Para desenvolver essas qualidades, a CDL Porto Alegre promove a especialização exclusiva da organização, o curso de Certificação de Gerente Lojista para todos os segmentos do varejo, de pequeno a médio porte. As inscrições já estão abertas para as novas turmas com vagas limitadas. O curso ocorrerá entre 9 de agosto e 8 de outubro, de segunda a quinta-feira. Os participantes terão dois turnos disponíveis: 8h30 às 12h30 ou 18h30 às 22h30. Desde 2012 apresenta ferramentas para desenvolver as práticas profissionais multidisciplinares na gestão de varejo de todos os portes e segmentos. Outro diferencial para os profissionais é a possibilidade de participar gratuitamente em workshops produzidos pelo Instituto CDL. Valores 1º lote (até 30/06/2014) R$ 2.600,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.000,00 (público geral) 2º lote (a partir de 01/07/2014) R$ 2.860,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.300,00 (público geral) Para efetuar a inscrição e para mais informações, entre em contato pelo telefone 30178080 ou pelo e-mail institutocdl@institutocdl.org.br. Rua Senhor dos Passos, 235, 1º andar – Centro – Porto Alegre/RS

Abertas inscrições para certificação Loja Sustentável

Empresas preocupadas com a preservação ambiental e que adotem processos de sustentabilidade podem inscrever ações no programa A certificação Loja Sustentável, promovida pela CDL Porto Alegre, chega à 3ª edição e as empresas interessadas podem fazer suas inscrições. O objetivo é instigar a adoção de práticas sustentáveis no setor varejista e dar reconhecimento às iniciativas espontâneas provenientes do segmento empresarial que objetivam instituir um maior equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente. Essas iniciativas podem incluir, por exemplo, desde boas práticas de utilização de insumos (economia de água, papel, energia elétrica e etc.) até a educação ambiental dos colaboradores. “A sustentabilidade é um dos assuntos mais em voga atualmente. Os consumidores estão atentos a esse tema e têm buscado, cada vez mais, por empresas ecologicamente corretas. Dentro deste cenário mundial de consciência coletiva, lançamos esta certificação para o varejo”, afirma a vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Políticas da CDL Porto Alegre, Nilva Bellenzier. A CDL Porto Alegre irá eleger, com parceria técnica da EDS Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, as melhores práticas com a Certificação Loja Sustentável. Os estabelecimentos com classificação igual ou superior a “satisfatório” receberão o selo “Loja Sustentável 2014”. A loja que mais se destacar receberá o Troféu Loja Sustentável e todos terão assessoria técnica pós-projeto para o desenvolvimento de melhorias do mesmo. Podem participar lojas associadas à CDL Porto Alegre que estejam em dia com suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e que tenham, no mínimo, seis meses de existência. Não associados da CDL poderão fazer uma associação especial para participar da certificação. Todas as informações sobre o programa e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.cdlpoa.com.br/lojasustentavel. Informações para lojistas podem ser adquiridas pelo telefone 3017-8000.