Por que é importante ter um certificado digital?

JANEIRO, 2020

Documento permite realizar operações bancárias e reconhecimento de firma pela internet

Espécie de assinatura eletrônica, o certificado digital é um documento que oferece segurança, proteção e autenticidade às transações e serviços realizados pela internet. Criado para facilitar a execução de tarefas burocráticas e que demandam tempo, o certificado digital permite, com validade jurídica, que indivíduos e empresas façam transações bancárias, assinatura, envio de documento de forma remota, entre outros, sem a necessidade de se deslocar até a instituição responsável por esse tipo de serviço. Qualquer pessoa física ou jurídica que queira usufruir dessas facilidades pode solicitar o certificado.

As empresas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido são obrigadas a utilizar o documento, pois uma parte considerável das declarações, mensais e anuais, exigidas pela Receita Federal só podem ser realizadas por meio do certificado digital.

Hoje, há diversos modelos de certificados digitais disponibilizados, o e-CPF (para pessoa física), espécie de CPF virtual para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que necessitem uma assinatura digital, e o e-CNPJ (pessoa jurídica), utilizado para emitir nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital, entre outras obrigações, são os mais requisitados. Ainda dentro das categorias, as certificadoras oferecem diferentes planos, relacionados ao tempo de duração do certificado e à plataforma pela qual ele será utilizado. Por exemplo, o certificado digital tipo A1 tem validade de um ano e é instalado como arquivo diretamente no computador do titular e é também é oferecido na opção mobile. Já o A3 oferece um cartão token que deverá ser utilizado em uma leitora, esta opção é ideal para pessoas que utilizam a certificação digital com mais frequência e é também oferecido como opção de três anos de contratação.

Para solicitar o certificado digital, basta entrar em contato com algum órgão emissor autorizado pelo governo. A CDL Porto Alegre disponibiliza a criação do documento pelo seu site.