Principais shoppings da Capital iniciam reabertura nesta sexta-feira (22)

22

MAIO, 2020

Notícias

Operações como cinemas e teatros devem permanecer fechadas.

A partir desta sexta-feira (22), os principais shoppings de Porto Alegre voltarão a operar depois de quase dois meses fechados – estavam funcionando apenas serviços essenciais. Nesta quarta-feira, entrou em vigor o decreto da prefeitura de Porto Alegre que liberou o funcionamento de uma série de comércios e serviços. Devem ser mantidas fechadas as operações de entretenimento, como cinemas, teatros e recreação infantil. Todos os estabelecimentos devem operar com número reduzido de clientes e adotar as medidas de higiene pessoal e dos espaços – para prevenção da contaminação.

Os shoppings da rede Bourbon Shopping, o Moinhos Shopping e o Porto Alegre CenterLar e as galerias comerciais dos Hipermercados Zaffari foram os primeiros a retornar – já nesta quarta-feira (20). Eles funcionarão com tabela horária diferente do habitual. De segunda-feira a sábado, a praça de alimentação estará aberta das 11h às 20h (opcional abertura às 10h) e as lojas das 12h às 20h (opcional abertura às 10h). Nos domingos e feriados a praça de alimentação funcionará das 11h às 20h e as lojas das 14h às 20h. De acordo com a assessoria da rede, as lojas retomarão gradualmente as atividades, e os empreendimentos obedecerão às normas de operação e os procedimentos de higienização estabelecidos pelos decretos estadual, municipal e pela Portaria SES 303/2020. Além disso, será medição da temperatura de clientes, colaboradores e prestadores de serviço por meio de termômetro infravermelho, utilização de máscara facial por colaboradores e clientes para ingresso no shopping e limitação no número de clientes dentro do estabelecimento a 50% de sua capacidade, dentre outras medidas.

O Praia de Belas Shopping reabrirá nesta sexta-feira (22), com horário reduzido, das 12 às 20h, sendo que entre 11h30 e 12h, o horário será especial para o atendimento ao grupo de risco. Entre as medidas de prevenção adotadas pelo estabelecimento estão “rotinas de higienização, uso de EPIs específicos para colaboradores e todos os clientes do mall, aferição de temperatura de todos, redução de fluxo e vagas de estacionamento, proibição do empréstimo de carrinhos de bebês”. Os lojistas receberam uma cartilha com as práticas que devem ser adotadas em sua rotina, tanto no recebimento das suas mercadorias, como também orientações sobre a proibição da experimentação de roupas e cosméticos, a preferência de pagamento por cartões, dentre outras medidas.

O shopping Iguatemi Porto Alegre também irá retomar suas atividades nesta sexta-feira (22). O horário de funcionamento especial será das 12h às 20h com programação diferenciada para o atendimento de clientes considerados como parte do grupo de risco, como idosos, das 11h30 às 12h. O local também irá garantir a circulação de número reduzido de clientes e capacidade de ocupação do shopping limitada a 50% e das 11 portarias, apenas quatro estarão abertas: A, E, F e P1. O BarraShoppingSul retomará suas atividades comerciais, de forma opcional, com horário reduzido, a partir de sexta-feira. As lojas irão abrir de segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos e feriados das 14h às 20h. As praças de alimentação irão funcionar de segunda a domingo das 11h às 21h.

Em comum entre todos os shoppings está o uso obrigatório de máscaras em tempo integral por todos os presentes, a disponibilização de álcool em gel, o reforço na higienização do shopping e de suas operações e a proibição de prova de vestimentas em geral. Entidades apoiam retorno seguro das operações comerciais A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou nota manifestando seu apoio à decisão da prefeitura de Porto Alegre de liberar o funcionamento dos shoppings da capital gaúcha. Nos estabelecimentos comerciais, a lotação será de, no máximo, 50% da capacidade e a manutenção do distanciamento de 2m entre os frequentadores. A Abrasce criou um protocolo de recomendações com o objetivo de orientar os estabelecimentos para este momento de reabertura.

“Vale ressaltar ainda que os shoppings são ambientes em que as pessoas circulam de forma organizada e espaçada e estão preparados para realizar as medidas recomendadas pelas Abrasce, além de seguir as normas criadas pela Prefeitura de Porto Alegre”, pontuou a entidade representativa do setor. Para a CDL Porto Alegre, o novo decreto atende a uma demanda altamente debatida e articulada junto ao prefeito Nelson Marchezan Júnior e às demais entidades do comércio da Capital. “Avaliados os resultados da abertura inicial do comércio há cerca de 15 dias, o prefeito Marchezan cumpre com seu comprometimento neste novo passo rumo à retomada das atividades econômicas, de forma mais expansiva e totalmente responsável com a saúde e a proteção da população. Da mesma forma, os empresários da Capital se mostram satisfeitos e prontos para a reabertura, cumprindo seu papel por zelar pela segurança sanitária de funcionários e clientes”, detalha o presidente da CDL POA, Irio Piva. A entidade varejista também salienta a importância fundamental de cada lojista e empresário valorizar e colocar em prática as regras de controle e cuidados com a saúde e a higienização. “Temos agora uma chance de retomar as atividades neste novo momento, mas com ainda mais cuidados. Esta é uma responsabilidade nossa e de toda a população. A consciência precisa permear todas os setores da sociedade”, acrescenta Piva.

De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a medida é um grande avanço. “Evidente que as precauções e cuidados que vamos ter irão inibir um pouco a nossa venda, mas muito melhor do que estar fechado”, diz Kruse. Ele aponta que muitos comerciantes já buscaram soluções durante o período de fechamento, seja mudando os produtos vendidos para incluir novos itens essenciais como máscaras e álcool em gel. “Nós estamos otimistas. Abrir agora, depois de 60 dias, é fundamental para a continuidade de muitos negócios”, completa.

Fonte: Jornal do Comércio – Edição impressa em 21 de maio de 2020.

 

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.