Quais são os riscos do crédito e como evitá-los?

SETEMBRO, 2019

A concessão de crédito é importante para a expansão dos negócios, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a inadimplência não atinja a saúde da empresa.  Trata-se de um processo delicado que requer um gerenciamento especializado. A empresa está em risco quando não existe uma política de concessão de crédito bem definida, com regras estipuladas. Os critérios pelos quais o cliente deve atender para ter o pedido avalizado devem ser claros e de acordo a área financeira da empresa.

Outro risco que deve ser considerado é a rigidez desta política que pode impedir o crescimento do negócio. Deste modo, para que riscos sejam evitados todos os setores e plataformas eletrônicas devem ser integrados para que a concessão de crédito possa contribuir com a rentabilidade da empresa.

Existe risco em não conceder crédito algum, perdendo vendas. Mas, a concessão deve seguir padrões lineares como uma avaliação detalhada do cliente e de seu comportamento de compra, além disso, deve ser realizada uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, os riscos podem ser mitigados pela empresa.