RECRIE O VAREJO: A empresa Meia & Cia adaptou as vendas durante a pandemia e conquistou seu melhor faturamento dos últimos 5 anos

MAIO, 2020

Da loja física à venda de produtos em malas. Saber adaptar a operação diante das adversidades torna a empresa mais dinâmica e aberta às demandas do mercado. Foi assim com a Meia & Cia que, com uma retomada ágil, apostou no WhatsApp para atender clientes e faturar como nunca!

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Meia & Cia

Características do negócio
– Setor de vestuário especializado em Sleepwear
– Loja de rua
– Pequeno Porte

Problema
Como fazer o negócio funcionar durante a pandemia e ainda expandir as vendas.

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Enxugar a operação e planejar novas formas de comercialização, mesmo mantendo a loja fechada. Tinha duas lojas, encerrou a operação de uma.

Passo 2: Entender a demanda e iniciar um novo formato de divulgação digital dos produtos. Atendimento das demandas dos clientes e divulgação dos produtos por WhatsApp e redes sociais.

Passo 3: Desenvolvimento de novo formato de venda. Leva os produtos até a casa dos clientes em sacolas e viabiliza o pagamento pela maquininha de cartão. Num segundo momento, os produtos foram transportados em malas rosa pink de um modelo padronizado (para criar uma identificação com a loja).

Passo 4: Segurança sanitária. A loja desenvolveu um processo de higienização das malas com álcool 70%. Os produtos são colocados na mala com o manuseio de luvas e equipamentos previamente higienizados. Quando a bagagem volta para a loja, fica isolada por 3 dias para evitar uma possível disseminação da doença.

Passo 5: Aumento do tempo dedicado ao negócio. A proprietária relata que, mesmo com a loja fechada, trabalhou cerca de 15 horas por dia para atender a demanda.

Passo 6: Visão para as oportunidades. A Meia & Cia aproveitou o aumento da demanda por pijamas e roupas confortáveis na quarentena e somou a isso o Dia das Mães, segunda melhor data em comercialização para o varejo, investindo em divulgação especializada para esse perfil de cliente.

Passo 7: Espírito de cooperação. A proprietária ajudou outros empresários que, como ela, não tinham como vender seus produtos. Então, passou a intermediar a venda de malas com a loja do comércio local que é sua fornecedora.

RESULTADOS

Durante a pandemia, Meia & Cia teve seu melhor faturamento dos últimos cinco anos, registrado no fim de semana do Dia das Mães. A loja vendeu o triplo dos últimos três anos neste mês de maio e permanece faturamento bem, mesmo após a reabertura da loja. No mês em que bateu recorde de vendas, a loja não conseguiu dar vazão a todos pedidos e alguns acabaram não sendo atendidos. A proprietária sabe que poderia ter terceirizando uma parte do atendimento, mas optou por não o fazer, entendendo que o sucesso do negócio são as pessoas que nele estão e não somente o produto. “Eu acredito em um trabalho bem construído agora, para seguir galgando amanhã. A crise vai acabar, a pandemia vai terminar e vamos seguir aqui, fazendo bem feito”, explica a proprietária da loja, Juliana Guterres, que também terá como legado deste momento desafiador a expansão do seu negócio, por meio de um site para vendas online.

Meia & Cia
Loja de vestuário especializada no segmento Sleepwear, representante da marca Lupo, com sede em Canoas (RS).

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.