RECRIE O VAREJO: Ações inovadoras conseguem normalizar o faturamento da empresa

14

MAIO, 2020

Notícias

Veja como a Elevato conseguiu recuperar as vendas e normalizar o faturamento durante a crise do coronavírus, com ações nunca antes implementadas no negócio.

Passo a passo deste processo:

 

CONHEÇA A EMPRESA

>> Grupo Elevato

Características do negócio
– Setor de materiais de acabamento
– Serviços essenciais
– Lojas de rua
– Médio Porte

Problema
Recuperar o faturamento em meia a pandemia da Covid-19

 

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Criou um Comitê de Crise para definir um plano de contingência e a prioridade das ações.

Passo 2: Verificar funcionários de grupos de risco e dar férias ou home office para eles.

Passo 3: Manutenção do fluxo de caixa, com prioridade para pagamento de salários e pequenos fornecedores. Negociação de prazos com grandes fornecedores com flexibilização de pelo menos 30 dias.

Passo 4: EAD Elevato – Treinamento online desenvolvido para os colaboradores mais antigos sobre novas tecnologias, trabalho com CRM, redes sociais, entre outros. Criação de grupos fechados em redes sociais para treinamento de funcionários de todas as lojas.

Passo 5: Estudo dos produtos que geram mais fluxo dentro da loja e implantação de novas linhas para comercialização, a partir do desdobramento desses fluxos.

Passo 6: Determinou um alinha específica de produtos para venda exclusiva em Market Place. Investimento em um e-commerce da loja. Vendas por WhatsApp e adesão ao delivery para produtos de manutenção da casa, diante do aumento da demanda.

Passo 7: Campanha de Compra Antecipada: o cliente compra agora e retira na loja que preferir até dezembro.

Passo 8: Atenção maior ao relacionamento com arquitetos, entregando mimos e fazendo parcerias para participação em lives.

 

RESULTADOS

O controle do fluxo de caixa garante a manutenção da empresa por 90 dias mesmo sem funcionamento. Alto engajamento do time com relacionamento transparente e maior qualidade da equipe com as atividades de capacitação. Clientes com preferência pela marca e fidelidade na compra – segurança do serviço em meio ao cenário de incertezas. Incremento nas vendas a partir de ações digitais. Faturamento próximo ao normal, se comparado ao mesmo período do ano passado, variando entre 80% e 100%.

 

Irio Piva
Sócio-proprietário do Grupo Elevato, lojas em Porto Alegre e no Interior do Estado. Presidente da CDL POA.

 

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.