RECRIE O VAREJO: Projeto Parceiros Magalu alavanca vendas digitais com a participação de microempresas e profissionais autônomos

MAIO, 2020

O Magazine Luiza acelerou o projeto Parceiros Magalu, que já estava em andamento, e impulsionou seu faturamento durante a quarentena permitindo que outros comerciantes vendam produtos na plataforma online. A iniciativa também ajuda trabalhadores informais a ganharem uma renda extra.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Magazine Luiza

Características do negócio
– Setor de eletroeletrônicos e móveis
– Lojas de rua e shoppings centers
– Grande Porte

Problema
Como alavancar as vendas digitais na pandemia, auxiliando os profissionais do comércio a promover seus negócios?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Aprimorar o Marketplace da empresa para que profissionais autônomos e pequenos e micros empresários pudessem utilizar a plataforma para vender seus produtos online, sem a necessidade de criar um espaço independente, ou divulgar os produtos da loja com comissionamento nas vendas.

Passo 2: Agilizar a execução. A ação, que já havia sido idealizada e seria executava em 5 meses, com o surgimento da pandemia foi ao ar em apenas 5 dias.

Passo 3: Detalhar as modalidades de parceria para pessoas físicas e jurídicas. Os profissionais autônomos ou liberais podem fazer divulgação dos mais de 7 mil produtos já disponíveis na plataforma, via redes sociais e Whatsapp. Para eles a comissão gira em torno de 12% por venda, sem custo de adesão. Já as micro e pequenas empresas, que utilizam a plataforma online para comercializar seus produtos aos mais de 20 milhões de consumidores do Magazine Luiza, investem 3,99% por venda realizada, com uma taxa de antecipação de 0,99% ao mês. Não existe nenhuma mensalidade fixa ou taxa de adesão.

Passo 4: Organizar o sistema de entregas. Em ambas as modalidades de parceria, o envio dos produtos aos clientes é responsabilidade do Magazine Luiza.

Passo 5: Divulgação do projeto. Mídia paga nos principais veículos de imprensa do país com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. Vídeo explicativos nas plataformas de comunicação da empresa.

RESULTADOS

Interação com novos públicos e novas formas de relacionamento além de empresa-consumidor ou empresa-colaborador. Ampliação da abordagem de vendas, da modalidade de faturamento, da oferta de produtos e da carteira de clientes por meio dos contatos intermediados pelos parceiros. Recolocação da marca no mercado. Segundo Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza, a plataforma pretende ser uma ferramenta fácil e eficiente para ampliar as vendas da empresa e dar um suporte aos profissionais do comércio na pandemia.

Magazine Luiza
Rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada em 1957 no interior de São Paulo, com mais de 1 mil lojas em todo o país e 40 mil funcionários.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.