RECRIE O VAREJO: Vendas online e eficiência de processos na quarentena

MAIO, 2020

Para quem tem um histórico em e-commerce este é o momento para sair na frente e suprir as lacunas sociais e comerciais que surgiram com a pandemia do novo coronavírus. Ao longo dos anos, o investimento em e-commerce e presença digital de marca geraram uma memória nas pessoas sobre o negócio e mais possibilidades de relacionamento, indo além da loja física por meio de outros canais. Então, com as vendas acontecendo prioritariamente online, neste momento, o trabalho do lojista fica mais facilitado. Surfe nesta onda e colha os frutos desse trabalho árduo!

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Ferragem Thony

Características do negócio
– Setor de materiais de construção
– Loja de rua
– Médio Porte

Problema
Como otimizar as vendas em e-commerce durante a pandemia do coronavírus?

Ponto-chave
Senso de urgência e entendimento sobre a necessidade de uma gestão ativa e executora.

PLANO DE AÇÃO

Com um rápido diagnóstico sobre o funcionamento da loja é possível perceber as mudanças das vendas por e-commerce a partir do isolamento social e aprimorar processos.

Passo 1: Pense além da loja física! Se as pessoas não estão saindo de casa, como de costume, vá até elas vendendo por outros canais.

Passo 2: Com uma estrutura de e-commerce bem fundamentada e um trabalho de longa data para estabelecer a presença digital da marca, a tarefa de vender online agora fica mais acessível.

Passo 3: Aproveitar que as compras online estão em alta e aumentar os investimentos em anúncios digitais. Os meios digitais se mostram grandes facilitadores de comercialização neste momento.

Passo 4: Adaptar a operação para as novas demandas, com tele-entregas mais ágeis e assertivas, também revendo a tabela de preços do frete.

Passo 5: Reavalie a alocação dos funcionários em seus setores de origem e mude se for preciso, mostre a importância de aprender novos processos e avançar. Crie novos indicadores para avaliar o trabalho da loja. Valorize essas ações em seus funcionários.

RESULTADOS

As pessoas passaram a encontrar novas formas de suprir suas necessidades e romper com alguns antigos padrões ainda existes no consumo através da internet. Mesmo com o faturamento ainda muito abaixo da normalidade, já é possível ver uma pequena recuperação semana a semana.

“As pessoas ficam esperando as coisas acontecerem. O resultado de tudo isso será um mundo mais competitivo e tecnológico. Muita gente não valorizava o e-commerce e agora sofre as consequências. Se eu vejo uma necessidade de mudança no mercado, me reposiciono, trabalho para ser mais ágil e consistente. Reestabeleço uma nova relação de confiança com o consumidor”, explica o proprietário.

A meta da empresa é entregar o produto certo no prazo combinado, parece simples, mas a operação demanda um time sintonizado, e uma maior satisfação do cliente já é perceptível.

Ricardo Oliveira
Sócio-diretor da empresa Ferragem Thony e proprietário da Bike Village, em Porto Alegre. Vice-presidente de Relações com o Mercado da CDL POA.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.