Saiba qual é a pior mancada financeira que você pode cometer

OUTUBRO, 2019

No episódio desta semana da série Seu Dinheiro Vale Mais, a CDL Porto Alegre e a jornalista de economia do Grupo RBS, Giane Guerra, prepararam dicas para prevenir possíveis erros na hora de guardar dinheiro.  Reservar uma grana para o futuro e ter uma reserva financeira para a hora do aperto é um tema recorrente por aqui. Mas cuidado que você pode cometer uma das principais mancadas das finanças pessoais.

Anota aí no caderninho mental: a pior mancada financeira é fazer investimentos tendo dívidas atrasadas. Isso porque quando surge um dinheiro extra, como o saque do fundo de garantia, o 13º salário, o pagamento das férias, ou o Plano de Participação nos Lucros das empresas, o primeiro raciocínio de muitas pessoas é fazer uma reserva financeira, e acabam aplicando parte do valor em um investimento.

Mas se alguém tem uma dívida atrasada, muito dificilmente vai fazer um bom negócio aplicando o valor na poupança, por exemplo, e continuar com a dívida ativa. Os juros das dívidas são normalmente maiores que os juros dos investimentos. Isso não compensa! É melhor sempre usar o dinheiro para quitar débitos antes de fazer novos investimentos. E depois, com a vida financeira em ordem, aí já dá para começar a fazer o pé de meia.

É importante salientar que, para algumas dívidas, vale a pena antecipar o pagamento, pois é possível reduzir taxas de juros, e mesmo que ela não esteja atrasada vale a pena antecipar a quitação do saldo devedor.

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.