CDL POA lança e-book sobre o cenário de crédito e oportunidades para as empresas
04
AGOSTO, 2020
Notícias
A Assessoria Econômica da CDL Porto Alegre preparou um e-book sobre o cenário do crédito e as oportunidades econômicas na crise. O material compõe um conglomerado de entregas da Entidade, parte da campanha institucional #VamosEmFrente, que visa conectar o varejo e sua cadeia, propondo alternativas para transporem este momento tão desafiador para os negócios. Segundo o presidente Irio Piva, a CDL POA tem compartilhando boas práticas e inspirando a inovação para a continuidade e o crescimento sustentável de todos os setores da economia. “Entender o cenário onde estamos inseridos e traçar perspectivas para o futuro é determinante para a manutenção das empresas”, detalha.
No segundo trimestre de 2020, a área de economia da Entidade integrou o TOP 10 do ranking nacional, pela Agência Estado, de previsões mais assertivas para o relatório Focus, do Banco Central. Chefiado pelo economista Oscar Frank, o estudo reuniu os principais índices que mostram o real cenário do impacto da pandemia da Covid-19 na economia do Brasil e do Rio Grande do Sul. Ao analisar a previsão do PIB para 2020, que está em -6,5%, o levantamento aponta que esta é a maior crise dos últimos 100 anos no País. De acordo com indicadores do Banco Central, em 2019, já havia 4,6 milhões de endividados de risco no território nacional. A partir de dados oficiais sobre o mercado de trabalho, da dinâmica de negócios obtidos por meio do índice Cielo e do balanço financeiros das famílias realizado pela FGV, o estudo conclui que os consumidores já sentem o efeito negativo da crise econômica.
Especificamente sobre o Rio Grande do Sul, a análise mostra que a seca impactou severamente nas previsões do PIB estadual, somado ao pior número de toda a série histórica no que tange à geração de empregos formais. Como resultado, o material considera que há uma deterioração do balanço financeiro das famílias, em decorrência da crise que traz desafios para as empresas no tocante à concessão e à recuperação de crédito. A recessão sem precedentes evidencia a necessidade das empresas em buscarem novas oportunidades para alavancar o faturamento.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.