• Facebook
  • Twitter
  • Sobre a CDL POA
  • Associadas e Entidades
  • Atendimento ao Consumidor
  • Capacitação
  • Contato
  • Cadastro Positivo
CDL POA
  • SOLUÇÕES
  • O VAREJO NÃO PODE PARAR
  • MATERIAIS
  • NOTÍCIAS
  • ASSOCIE-SE
  • PROJETOS ESPECIAIS
    • Vamos em frente
    • Recrie o varejo
    • Especial VarejoxCovid-19
    • Programa Inovação
    • Liquida Porto Alegre
    • Super Feirão Zero Dívida
Escolha uma Página

Com sucesso de público, CDL Porto Alegre promove o Zoom China

18

SETEMBRO, 2018

Notícias

Com lotação máxima, evento, realizado nesta terça-feira, apresentou a realidade (quase) futurística do dragão asiático

O varejo porto-alegrense desvenda o dragão chinês. Para ajudar os empresários do segmento na complicada tarefa de acompanhar a veloz evolução chinesa e direcioná-la aos negócios, a CDL Porto Alegre realizou, na manhã desta terça-feira (18), o Zoom China. Com cerca de 400 presentes, o presidente da CDL POA, Alcides Debus agradeceu a presença do público e dos palestrantes, destacando sua experiência na Missão China de 10 dias ocorrida no início deste mês e a importância de falar sobre o mercado asiático. “A China é a segunda maior economia do mundo. Precisamos nos conectar e firmar mais parcerias comerciais com esta potência global”, declarou. A ação teve como objetivo compartilhar as experiências e conhecimentos adquiridos durante a Missão China. Uma apresentação da dança do leão – que simboliza esperança, sabedoria e prosperidade – marcou o início do evento.

A primeira palestra do dia ficou por conta do fundador da Varese Retail e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Alberto Serrentino, que apresentou um panorama geral do varejo chinês e, principalmente, dos ecossistemas. Serrentino ressaltou o desenvolvimento não linear dos negócios do país, que pula etapas, assim como os investimentos em inovação e dados. “Os ecossistemas são a base do comércio da China. E o que todos eles têm em comum, mesmo com focos e segmentos diferentes, é o uso de dados como elemento estratégico”, afirmou. Para ele, o Brasil tem uma ótima janela de oportunidades, tendo em vista que o mercado chinês está cada vez mais aberto a produtos autênticos e de qualidade. Além disso, destacou como será fundamental para as marcas brasileiras acompanharem as inovações e modelos chineses a fim de continuarem relevantes. “É preciso ter mais agilidade e velocidade nos processos e modelos de novos negócios. E entender que a China não é uma ameaça, e sim, uma oportunidade para alavancar o mercado e a economia”, concluiu.

Em seguida, Grasiela Tesser assumiu o microfone para compartilhar suas percepções do grande dragão e falar sobre o digital dentro do varejo. A diretora-executiva da NL Informática enfatizou a rapidez da evolução do mercado. “Eles revolucionaram todo o comércio em três anos, criando gigantes da tecnologia. Transformaram os formatos de negócios e encontraram uma forma rápida e correta de fazer acontecer”, sublinhou. A China, segundo Grasiela, trabalha para acabar com o mito de que copia o que o Ocidente faz e reproduz de forma barata. Para isso, investe em inovação. “A China pretende se tornar, até 2030, o polo mundial de Inteligência Artificial, liderando o mundo nesta tecnologia”, informou.

Após o intervalo, o vice-presidente de marketing e relações internacionais da CDL Porto Alegre, José Roberto Resende, apresentou ao público a plataforma digital multifuncional WeChat, que mudou o cotidiano dos chineses. O aplicativo, que tem mais de 1 bilhão de usuários, oferece um enorme leque de serviços, como troca de mensagens, rede sociais, meios de pagamento, serviços públicos, compras e vendas, entre outros. É possível, por exemplo, marcar consultas médicas, comprar passagens de metrô, pagar contas de luz e até agendar divórcios. Tudo em uma mesma plataforma. “Se hoje nós achamos que dependemos muito do smartphone, imagina para os chineses. A vida inteira está na palma da mão”, disse. Para ele, os exemplos de ecossistemas chineses podem servir para o mercado brasileiro entender que é necessário encarar os negócios de uma forma diferente. “Precisamos juntar habilidades de forma integrada e inter-relacionada entre diferentes empresas. Buscar aliados e parceiros para crescer”, finalizou.

Último palestrante a subir ao palco, Adilso Librelotto, CEO da Central Importadora Tecidos e Aviamentos, dividiu com a plateia a sua vasta experiência de negociação com o mercado chinês, que vem desde 1995. Apresentou detalhes sobre o processo de importação de produtos do país asiático e suas dificuldades, ressaltando a expressiva evolução na qual o mercado passou nas últimas décadas. Para ele, o exemplo chinês mostra que o investimento em tecnologia no Brasil deve ser ainda maior do que é feito hoje, assim como é necessária uma maior presença dos jovens em cargos de comando. “Na minha empresa, os investimentos em tecnologia cresceram quando meu filho assumiu a TI. Temos que ser mais rápidos para conseguir crescer e acompanhar o cenário mundial”, enfatizou.

Para encerrar, foi realizado um painel, comandado por Alberto Serrentino, e composto por André Feltrin, da FFC Serviços Financeiros – Partner; Erik Cavalheri, de O Boticário – Sócio Franqueado; Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente da Cybelar. Os empresários apresentaram suas diferentes percepções em relação à Missão China e discutiram os impactos na indústria e no varejo. O entendimento geral foi de que o Brasil, mesmo com uma cultura diferente e se encontrando em um patamar econômico e tecnológico distante da China, pode se preparar melhor para o futuro que já chegou no dragão asiático.

Confira as fotos do Zoom China

 

VEJA MAIS NAS REDES SOCIAIS DO EVENTO

CDL POA

Rua Senhor dos Passos, 235 - 1º andar
Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90020-903

(51) 3017 8000






ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

CEACON Rua Senhor dos Passos, 229 - Centro - POA

Atendimento presencial suspenso

  • Facebook
  • Twitter
2016®por Aldeia
Política de Privacidade
Utilizamos ferramentas que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
ACEITO
Politica de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Os cookies categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary
Always Enabled

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

Non-necessary

Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

SAVE & ACCEPT