Nesta segunda-feira, dia 14, foi realizada a última reunião-almoço de Diretoria da CDL Porto Alegre de 2015, especialmente decorada para os festejos de Natal. De acordo com o presidente da entidade, Gustavo Schifino, que entregará o mandato no dia 31 de dezembro, após quatro anos consecutivos de gestão (período 2012-2015), ao ver tudo o que passou, só tem a agradecer. “Apesar das dificuldades, o ano de 2015 foi muito profícuo para o varejo”, avaliou Schifino.
“O gosto é de missão cumprida, apesar dos sabores e dissabores. Isso porque, deixamos um saldo muito positivo, tendo realizado os quatro objetivos principais aos quais havíamos nos proposto, como a derrubada de um imposto que aniquila o pequeno varejista (a DIFA) – cuja lei, embora sancionada, ainda não está sendo cumprida”, advertiu.
“Além disso, fortalecemos o Brilha Porto Alegre, desenvolvemos a concepção de um novo Zoom do varejo e focamos na implantação do Impostômetro, que ainda enfrenta alguns problemas burocráticos, mas que já avançou bastante”, observou. “Hoje, a CDL Porto Alegre está muito mais consolidada e com credibilidade frente às outras entidades e ao mercado como um todo”, salientou Schifino, que em janeiro passará o cargo para o empresário Alcides Debus, da Rabusch, agradecendo ainda a cada um de sua equipe.
Entre todas as falas, teve destaque a mensagem do senhor Egídio Backes, Membro Nato do Conselho Deliberativo da entidade, que narrou um breve histórico da CDL POA, desde quando era um Clube de Dirigentes Lojistas. “Faço questão de repetir a mensagem que já lhe deixei por escrito (em um quadro especial produzido para Schifino), que a tua juventude e dinamismo muito contribuíram para o crescimento da CDL Porto Alegre”, ressaltou Backes. Outro Membro Nato do Conselho Deliberativo, Luiz Antonio Pereira da Silva, também fez questão de se pronunciar e salientar o quanto a CDL POA cresce como negócio, há anos, e o quanto tem ampliado suas relações com o parlamento gaúcho.
José Roberto Resende, vice-presidente de Marketing e Relações Internacionais, destacou a harmonia do grupo de toda a Diretoria. “Seguimos mesmo o conceito do ‘Juntos Fazemos Mais’, com muito orgulho de participarmos de uma entidade diferenciada, gerida como uma empresa”, ponderou.
O superintende Ricardo Guimarães, que falou em nome dos demais gestores e funcionários da CDL POA, agradeceu a confiança e toda a compreensão da Diretoria, que percebeu o esforço depositado por todos da instituição. “Temos muito orgulho de fazer parte desta equipe, que sempre compartilhou de um espírito de valor e respeito”, concluiu.
Por sua vez, após a fala dos demais diretores presentes, Alcides Debus, que será o novo presidente da CDL POA, fez questão de agradecer pelo novo desafio e falou da qualidade e feitos de cada um dos dirigentes. “O envolvimento e a disponibilidade de todos com a entidade, certamente, coroaram todo o trabalho do Guga (Gustavo Schifino)”, finalizou.
Daqui para frente, Schifino (da Trópico) deve seguir como presidente do Conselho de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e passará a integrar o Conselho Deliberativo da CDL POA.