Comércio pede ampliação de horário
02
OUTUBRO, 2020
O comércio de rua, os centros comerciais e as lojas de shoppings poderão ter os horários de funcionamento ampliados a partir da próxima semana. Os lojistas estão discutindo com a prefeitura a proposta para que as lojas de rua e os centros comerciais passem a funcionar das 9h às 19h e os shoppings das 12h às 22h, de segunda-feira a sábado.
Hoje, os estabelecimentos de rua atendem o público das 9h às 17h, e os shoppings funcionam das 12h às 20h. “Outro pedido dos lojistas é que no domingo, 4 de outubro, o comércio possa estar aberto em razão do feriado do Dia das Crianças, comemorado no dia 12”, ressaltou o presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse. A média geral de vendas de lojistas neste período de retomada das atividades é de 40% e que em alguns casos, chega até a 60%.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, disse que as vendas no comércio passam por realidades muito distintas, a depender do segmento. “Por exemplo, em uma sondagem realizada, que não representa uma pesquisa formal, observamos que, nos shoppings, algumas lojas estão alcançando de 55% a 60% do que faturavam no ano passado, o que representa uma queda de 40% a 45%. Entretanto, há lojistas de shoppings que conseguem atingir os patamares de 2019”, ressaltou.
Segundo Piva, fora dos shoppings, alguns segmentos já se mostram mais aquecidos, como é o caso do de materiais de construção, que mostram um crescimento de 10% a 12% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo como presidente da CDL POA, móveis e pneus também são setores que já se encontram muito próximos dos resultados atingidos há um ano.
Nessa terça-feira (29), o movimento seguia intenso no Centro de Porto Alegre. O público tratou de conferir as ofertas e promoções nas ruas dos Andradas, Doutor Flores e Voluntários da Pátria, que concentram a maioria das grandes lojas. Além do uso da máscara e do oferecimento do álcool em gel, os clientes respeitam às marcações de distância, que variam entre um e dois metros dentro dos estabelecimentos.
Fonte: Jornal Correio do Povo – Edição impressa em 30 de setembro de 2020 | Foto: Alina Souza
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.