Comércio quer retomar atendimento aos sábados
21
AGOSTO, 2020
Notícias
Lojistas solicitarão o retorno à Prefeitura de Porto Alegre e pretendem que a medida comece a partir de 29 de agosto ou 5 de setembro
Os lojistas de Porto Alegre solicitarão à prefeitura para que o comércio não essencial possa abrir nos sábados, já a partir do dia 29 de agosto ou a partir de 5 de setembro. O pedido será formalizado ao prefeito Nelson Marchezan Júnior em videoconferência com as lideranças da cadeia produtiva da Capital, na próxima terça-feira. Lojas de rua, de shoppings e de centros comerciais terão mais um dia de portas abertas nesta semana. Hoje, o comércio de rua funcionará das 10h às 17h e os shopping centers e centros comerciais, das 12h às 19h.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, disse que todos os aspectos dos protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomados no comércio. “As lojas são ambientes seguro para clientes e funcionários”, ressaltou. “Continuaremos na defesa do pedido de abertura do comércio aos sábados, principal dia de faturamento dos lojistas”, acrescentou. Ele considerou fundamental o fato da prefeitura ter estipulado um horário para o comércio não essencial (10h às 17h) e para os shoppings (12h às 19h). Segundo Piva, os lojistas pretendem ainda pleitear o funcionamento do comércio aos domingos. “Com essa medida, não corremos o risco de aglomerações nas ruas e nos ônibus”, explicou. Piva afirmou que a abertura gradual das lojas significa que a economia em Porto Alegre está voltando a funcionar. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, também é favorável à abertura aos sábados. “Estamos negociando com a prefeitura passo a passo a retomada das atividades no comércio”, destacou.
Kruse afirmou que a abertura na sexta-feira é um grande avanço, porque o setor precisa se recuperar dos prejuízos. Segundo ele, 9 mil comerciários já foram demitidos e 20% dos estabelecimentos comerciais encerraram as atividades a partir de março, quando a Covid-19 chegou ao RS. Ontem, a circulação de pessoas permaneceu intensa no entorno das chamadas “grandes lojas” do Centro Histórico. Na avenida Azenha, maior concentração era registrada junto às agências lotéricas e bancárias. Já a movimentação nos shoppings João Pessoa, Total, Rua da Praia, Iguatemi, Praia de Belas e BarraShoppingSul foi tranquila. Na chegada, todos os clientes são informados do uso obrigatório da máscara e do álcool em gel.
Fonte: Jornal Correio do Povo – Edição impressa em 21 de agosto de 2020.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.