O Índice de Consumo (IC – CDL POA) apresentou queda de 8,82% no acumulado do ano, em maio de 2015. Em maio de 2014, mesmo mês do ano anterior, essa variação era de +8,02%. O índice captura o nível de consumo sem sazonalidade das famílias gaúchas e foi desenvolvido pela própria CDL Porto Alegre. O índice para maio de 2015 mostra que, em relação a abril de 2015, teve queda de 1,59%; em relação a maio de 2014, chegou a -11,79%; no acumulado no ano foi de -8,82% e, no acumulado em 12 meses, o indicador registrou -3,57%.
De acordo com o presidente da CDL POA, Gustavo Schifino, o indicador revela que, se houve queda do Índice de Consumo de 11,79% em maio de 2015 frente a maio de 2014, significa que as famílias gaúchas diminuíram seu nível de consumo em 11,79% neste período de um ano, o que é um dado muito alto e preocupante. “O Rio Grande do Sul passa por um período de inflação elevada, taxas de juros altas, baixa confiança do consumidor, mercado de trabalho em processo de desaceleração e parcelamento dos salários de funcionários públicos, tornando improvável que o consumidor encontre espaço em seu orçamento para aumentar seu nível de consumo no mesmo ritmo dos anos anteriores”, observou o dirigente.
O economista da CDL POA, Victor Sant’Ana, explica que o indicador calcula o nível de consumo das famílias, através de variáveis de renda, crédito e confiança do consumidor. “O indicador de nível de consumo é calculado de maneira a não possuir efeito sazonal e serve como um instrumento para observar a presença de ciclos no comportamento de consumo”, esclareceu Victor.
“Na comparação com o mês anterior, maio de 2015 é o décimo terceiro mês consecutivo a apresentar queda no IC. Este período de queda iniciou-se no segundo trimestre de 2014, que coincide com o trimestre quando iniciou o período atual de recessão do Brasil, segundo o CODACE (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos)”, acrescentou o economista. Para junho, as projeções também são de queda de 4,94% no acumulado em 12 meses e queda de 9,37% no acumulado no ano.