Aguardado com ansiedade pelo comércio, o Dia dos Namorados, este ano, chegará acompanhado da abertura da Copa do Mundo. Com o país vivendo a expectativa de sediar o campeonato e o clima da competição ganhando força, os estabelecimentos que lucram com a data se empenham para fisgar clientes e adiantar vendas e reservas.
Gerente de uma loja de sapatos femininos na Assis Brasil, Maria Seloi Trindade Lenz, 43 anos, colocou bandeiras do Brasil em meio à decoração do Dia dos Namorados. Em frente ao estabelecimento, localizado na Avenida Assis Brasil, uma faixa convida as pessoas a se inspirarem na “Copa do Amor”.
A ideia é fazer com que o clima da Copa incentive as compras na semana em que os assuntos ligados ao campeonato predominam. Ao mesmo tempo, a estratégia procura evitar que o Mundial desvie a atenção de uma das
datas mais importantes para o comércio.
– Em outros anos, esta já era uma semana bem movimentada, tinha clima de namorados. Agora o clima é de Copa, isso é totalmente novo pra nós – avalia Maria.
Compra de presentes deve ser antecipada
Amanhã, a loja onde Maria é gerente termina o expediente às 16h, três horas antes do habitual. Na sua avaliação, esta é uma faixa de horário preciosa para as vendas de última hora que acabará sendo perdida.
O presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schifino, acredita que o maior volume de vendas de presentes vai concentrar-se até hoje, já que as lojas fecham mais cedo amanhã em função do primeiro jogo do Brasil.
– Ninguém que tem namorado vai conseguir não dar presente em virtude da Copa- acredita Gustavo.
Que tal comemorar a data hoje?
Restaurantes da Capital estão incentivando os casais a comemorar a data hoje. O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa) está estimulando as reservas para que os clientes não percam os serviços especiais oferecidos na data.
– Estamos alertando as pessoas a se organizarem. Se não, terá muita namorada brava – alerta a diretora do SindPoa, Fernanda Etchtare.
O casal de policiais civis Marco Pinheiro Burlamaqui, 46 anos, e Lúcia de Fátima Lundin, 48 anos, já se programou: vai comemorar a data hoje, deixando a agenda livre para acompanhar a primeira partida do Brasil.
– A data não importa, nesse caso – opina Marco.