Entenda tudo sobre CRM e sua importância
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FEVEREIRO, 2021
Notícias
CDL POA destaca os caminhos para fortalecer a relação entre a empresa e seu cliente
Para o varejo, o CRM (Customer Relationship Management) é uma importante estratégia de negócios. O conceito, em sua essência, é o de gerenciar o relacionamento com o cliente, que pode ser feito por meio de ferramentas especializadas para uma larga escala, mas que pode também ser aplicado a um pequeno negócio.
Um exemplo bem simples de CRM é o cartão fidelidade, que nada mais é do que uma ferramenta que permite um relacionamento mais estreito entre cliente e empresa. Como nos relacionamentos sociais, a empresa pode (e deve) dedicar-se aos seus relacionamentos, especialmente com o seu cliente. Felicitação de aniversário, presença em datas importantes, registro das compras anteriores, tudo para que a impessoalidade não tome conta da relação.
As redes sociais, uma planilha de contatos, um smartphone e uma ferramenta de envios de e-mails já são mais do que suficientes para que um pequeno negócio realize uma estratégia de CRM. O importante está no conceito, que é a atenção ao cliente. Não é nenhuma novidade, o comerciante da ‘velha escola’ tinha todo o sistema de CRM em sua mente.
É evidente que o mercado de tecnologia oferece ferramentas sofisticadas para que esta demanda seja atendida de forma mais assertiva e ágil, também melhor contemplando grandes corporações. Existem ferramentas de CRM votada para a venda no varejo, no B2B, na indústria e segmentadas para os diversos ramos de atuação, especialmente nas vendas de ciclo longo. Mas o importante é lembrar que o conceito é o mesmo. Falar com cliente de forma recorrente, sem esquecer tudo que já foi dito anteriormente, de modo a fortalecer o conhecimento mútuo, evoluir na negociação e fechar a venda ou as vendas.