Tradicional campanha da Capital vai durar apenas 11 dias e, em 2015, terá a adesão da maioria dos shopping centers
A campanha de descontos que começa amanhã em Porto Alegre está sendo encarada como a liquidação das liquidações. Não se trata apenas de jogada de marketing para vender mais. O Liquida Porto Alegre, que este ano será mais curto (11 dias em vez de 20) até 8 de março, tentará “salvar” as vendas de fevereiro no setor na Capital. A direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA) aposta que a campanha, que este ano tem adesão dos maiores e de boa parte dos shopping centers, amenizará a queda dada como certa no faturamento no segundo mês do ano.
Nos últimos três dias de fevereiro, o varejo buscará reverter o nível da queda real (descontada a inflação) de 6% no mês frente ao mesmo período de 2014, estimada pela CDL-POA. Menos dias de vendas devido ao Carnaval deve contribuir para o desempenho. “A situação é de arrasa quarteirão”, dimensionou um preocupado presidente da câmara lojista, Gustavo Schifino, acrescentando que o movimento em baixa é generalizado nos segmentos. “Não é problema tanto de renda ou emprego, é um sentimento e expectativa em baixa das pessoas”, definiu o dirigente. O enxugamento na duração da campanha mostra mudança na estratégia. “É mais receptivo, com promoções mais curtas e mais intensas”, garante o dirigente.
Os lojistas devem buscar reduzir o nível de estoques ainda herança do Natal, apontou a câmara, ao lançar ontem a ação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em 2014 o comércio ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) no Estado cresceu apenas 0,3%, e o restrito (excluindo os setores), 2,3%. As entidades apostam que podem alcançar R$ 1 bilhão em receita nos dez dias, o que seria a meta dos 20 dias da edição de 2014. Schifino também provocou os estabelecimentos a adiarem amanhã a abertura aos consumidores para as 12h. “Os shopping centers autorizaram.
A ideia é que se use as primeiras horas para criar motivação entre os vendedores”, justificou o presidente da CDL-POA. Entre os centros comerciais, assinam a campanha rede Bourbon (quatro na Capital), Iguatemi, Moinhos, BarraShoppingSul, Praia de Belas, Total, João Pessoa, Lindoia e DC Navegantes. Os organizadores asseguraramque redes nacionais, como Magazine Luiza, Fast Shop e C&A. entraram na liquidação. Segundo o vice-presidente de marketing e relações internacionais da CDL-POA, José Roberto Resende, a 19ª edição do Liquida passou por uma revisão de estratégia e bebeu muito da influência de campanhas como a Black Friday (modelo norte-americano, copiado com força no fim de 2014 pelo varejo nacional – do físico ao de e-commerce).
Com dez lojas de confecção masculina e feminina, em pontos de shopping e de rua, o diretor financeiro da Ishtar e Via Condotti, Carlos Klein, deu a medida de como estão os negócios desde o natal: “Dezembro foi bom, janeiro foi muito fraco e fevereiro está mais baixo ainda”. Na campanha do Liquida, Klein disse que será a chance para desovar a coleção atual, “pois não tem como vender daqui para frente”. “Não olho mais a margem, mas como repor o caixa”, traduziu o lojista. Este ano a CDL-POA prometeu agir contra ofertas e descontos que não se confirmam e provocam queixas de clientes. Uma empresa que monitora preços no varejo “fiscalizará”, segundo Schifino, o segmento de eletroeletrônicos para reforçar o slogan da campanha “Melhor preço é compromisso”. “Se o preço não for mais baixo, a loja vai ter de tirar o item da lista da liquidação.”
Como vai funcionar o Liquida Porto Alegre em 2015
Período
26 de fevereiro a 8 de março
Adesão
Lojas de rua e rede Bourbon (quatro na Capital), Iguatemi, Moinhos, BarraShoppingSul, Praia de Belas, total, João Pessoa, Lindoia e DC navegantes.
Novidades
Dez dias de campanha, verificação de nível de descontos em lojas de eletroeletrônicos por empresa especializada e estratégia para validar o mote “Melhor preço é compromisso”.
Site
liquidaportoalegre.com.br