O sócio-diretor da VDN Empreendedorismo e Conexões, Arthur Burlamaque, apresentou à diretoria da CDL Jovem nesta quarta-feira, 19, o contexto de franquias no país nas últimas décadas. O encontro também contou com a presença de Dario Ruschel, consultor executivo da empresa. O boom do setor no Brasil ocorreu entre as décadas de 84 e 94 devido à abertura da economia para investidores estrangeiros.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país subiu uma posição, de quarto para terceiro colocado, no ranking do World Franchise Council, pelo resultado de 2013, ficando atrás apenas da China e Coreia do Sul. O faturamento do ano passado chegou a R$ 115 bilhões e a evolução de número de redes alcançou mais de 2.700.
Burlamaque destacou o crescimento de franquias pela aspiração de querer um negócio próprio. “Até 2008, teve boa aplicação no mercado financeiro, mas depois desse período, os investidores procuraram outros campos como as franquias para colocar capital, além disso, a onda de empreendedorismo tem ajudado muito”, salienta.
Como participar?
Os encontros da CDL Jovem acontecem sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 14h, na sede da CDL Porto Alegre. Empreendedores entre 18 e 35 anos discutem e compartilham experiências de seus negócios. O grupo traz ainda importantes nomes do varejo para palestra. Para associar-se ao grupo o e-mail de contato é marilene.farina@cdlpoa.com.br.