A CDL Porto Alegre e o ICDL (Instituto da Câmara de Dirigentes Lojistas) têm boas notícias para comemorar o Dia do Cliente, nesta segunda-feira, dia 15. Com foco, principalmente, no atendimento ao cliente, o ICDL capacitou, até agosto deste ano, mais de 1,5 mil varejistas de 385 empresas entre associadas e não associadas. Foram oferecidos 81 cursos, além de workshops, palestras e locações de sala.
De acordo com o presidente da CDL POA, Gustavo Schifino, a capacitação é um grande diferencial competitivo para atrair e manter o consumidor, cada vez mais exigente e seletivo. “Empresários e colaboradores bem preparados aumentam o faturamento das lojas. Qualificar a força de vendas é um instrumento importantíssimo para atrair o consumidor”, comenta. “Há algum tempo, a insatisfação de um cliente influenciava, no máximo, outros 10, mas hoje um cliente infeliz influencia milhares de outros”.
Para a presidente do Instituto CDL, Fabiana Estrela, a capacitação é diferencial competitivo para o empreendedor. “A atenção dos consumidores está cada vez mais disputada e é preciso atrair e manter o cliente. No varejo, não é diferente, por isso, uma equipe que está em constante aperfeiçoamento tem mais recursos para criar um vínculo afetivo e vivências marcantes entre o consumidor e a marca”.
Fonte: BH Comunicação